Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14208
Type: Artigo de Periódico
Title: Patrimonialismo e educação: uma abordagem histórica
Authors: Magalhães, Suzana Marly da Costa
Keywords: Patrimonialismo;Educação;História
Issue Date: 1995
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: MAGALHÃES, Suzana Marly da Costa. Patrimonialismo e educação: uma abordagem histórica. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 55-64, 1995.
Abstract in Brazilian Portuguese: A literatura de História da Educação tem se vinculado, nas últimas décadas, aos enfoques marxistas, alternando o reprodutivismo althuseriano com a influência de Gramsci e da Escola de Frankfurt. Embora com o risco da generalização, pode-se assinalar como nota destoante o enfoque de Michel Foucault, e em menor medida, a História nova. De fato, a hegemonia do paradigma marxista está sendo questionada com mais um quadrante teórico, a meu ver extremamente fecundo - os estudos acerca do Estado patrimonial brasileiro. Esse filão neoweberiano tem revigorado a ciência política na perquirição dos aspectos mais fundamentais da estrutura política brasileira, seja em um esquema analítico rigidamente monocausal, como em Raymundo Faoro, seja numa composição com abordagens culturalistas (Antônio Paim). Afora alguns estudos de Simon Schartzmann, 1988; 26), esse paradigma não ousou abertamente uma investigação da História da Educação Brasileira. Encontramos, todavia , em Guiomar Namo de Melo uma intuição lúcida, embora superficial, de que a crise educacional no país, que na verdade data da expulsão dos jesuítas, em 1759, é reflexo de uma crise do Estado Brasileiro...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14208
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1995_art_smcmagalhaes.pdf10,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.