Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSá, Maria Ivoni Pereira de-
dc.date.accessioned2015-11-25T15:10:39Z-
dc.date.available2015-11-25T15:10:39Z-
dc.date.issued1990-
dc.identifier.citationSÁ, Maria Ivoni Pereira de. Algumas reflexões sobre educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 69-75, 1990.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14151-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOrigempt_BR
dc.subjectPotencialidades do indivíduopt_BR
dc.titleAlgumas reflexões sobre educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA palavra educação tem origem nos verbos latinos educare (alimentar, amamentar, criar) e educère (conduzir para fora, tirar de, fazer sair). Analisando os vocábulos latinos, Walter Garcial comenta que, em sua origem, o conceito de educação já contém uma contradição, na medida em que abriga sob uma mesma raiz sentidos diversos. O sentido de "educare", diz o Autor, transmite a ideia de algo externo que se acrescenta ao indivíduo procurando assegurar condições favoráveis ao seu desenvolvimento físico, mental e emocional. O verbo educère", no entanto, sugere a libertação de forças que estão latentes e que dependem de estimulação para vir à tona. Partindo do exposto, educação pressupõe o conhecimento das potencialidades do indivíduo a fim de assegurar situações estimuladoras que favoreçam a atualização do potencial e a busca incansável da auto-realização...pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1990_art_mipsa.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.