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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1413
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Henrique Nogueira | - |
dc.contributor.author | Sousa, Pedro Cavalcanti de | - |
dc.contributor.author | Araújo Junior, Pedro Custódio de | - |
dc.contributor.author | Soares, Jorge Barbosa | - |
dc.contributor.author | Holanda, Áurea Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-14T12:14:43Z | - |
dc.date.available | 2011-12-14T12:14:43Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, H. N. ; SOUSA, P. C. de ; ARAÚJO JUNIOR., P. C. de ; SOARES, J. B. ; HOLANDA, A. S. de. Metodologia simplificada de análise numérica dinâmica viscoelástica de pavimentos asfálticos. In: Reunião Anual de Pavimentação, 39., 2008, Recife. Anais... Recife: RAPv, 2008. p. 1-12. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1413 | - |
dc.description.abstract | The computational-mechanical analysis allows a more realistic modeling of pavements, which may result in a more reasonable design. However, in order to have increased accuracy in the analysis, a more adequate constitutive behavior of pavement materials must be taken into consideration, as well as dynamic effects, inertial forces from loading. This work presents a simplified methodology for viscoelastic analysis of asphalt mixtures considering the dynamic effect due to the load. The numerical analysis is done with a Finite Element Method (FEM) based software. The steps of the methodology are defined as: (i) laboratory test on hot mix asphalt in order to obtain the dynamic compliance of a HMA, (ii) interconversion from dynamic compliance to relaxation modulus (which is a more adequate input for FEM) and (iii) viscoelastic numerical analysis using FEM taking into consideration the dynamic effects of a load pulse. In order to illustrate the proposed methodology, a viscoelastic dynamic analysis example of a standard pavement is shown and compared to the traditional elastic-static analysis, which illustrates the difference between the two methods. We hope the present work can motivate the use of a more advanced analysis of asphalt pavements and that it can contribute to the viscoelastic characterization of Brazilian asphalt mixtures, resulting in more realistic pavement design parameters. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Reunião Anual de Pavimentação | pt_BR |
dc.subject | Misturas de emulsão asfáltica | pt_BR |
dc.subject | Análise dinâmica | pt_BR |
dc.title | Metodologia simplificada de análise numérica dinâmica viscoelástica de pavimentos asfálticos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A análise mecânico-computacional possibilita uma modelagem mais realista dos parâmetros de projeto de pavimentos asfálticos, podendo resultar em um dimensionamento mais racional desta estrutura. No entanto, a maior acurácia destes parâmetros exige uma descrição mais adequada do comportamento constitutivo dos materiais de pavimentação, bem como a consideração do efeito dinâmico, forças inerciais induzidas pelo carregamento. Este trabalho apresenta uma metodologia simplificada para realização de uma análise viscoelástica da mistura asfáltica com a consideração do efeito dinâmico do carregamento. A análise numérica é realizada em um programa baseado no Método dos Elementos Finitos(MEF). As etapas metodológicas definidas foram: (i) obtenção laboratorial da compliância dinâmica de uma mistura asfáltica do tipo concreto asfáltico, (ii) interconversão da compliância dinâmica para o módulo de relaxação (input mais adequado para MEF) e (iii) análise numérica viscoelástica pelo MEF considerando os efeitos dinâmicos de um pulso de carregamento. Com o intuito de ilustrar a metodologia proposta, é mostrado um exemplo de análise dinâmica viscoelástica de um pavimento típico, evidenciando a diferença nos resultados das tensões e deslocamentos quando comparados com uma análise elástica e estática clássica. Espera-se que este trabalho incentive o emprego de análise numérica mais realista para pavimentos asfálticos e contribua para o avanço da caracterização viscoelástica de misturas asfálticas brasileiras, resultando em parâmetros de projeto mais próximos da realidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2008_eve_asholanda_Metodologia Simplificada de Analise Numerica Dinamica Viscoelastica de Pavimentos Asfalticos.pdf | 380,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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