Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14130
Type: Artigo de Periódico
Title: Uma introdução ao estudo da teoria contingencial aplicada à educação
Authors: Lopes, Jorge
Keywords: Teoria contingencial;Prática da administração;Turbulência social
Issue Date: 1989
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: LOPES, J. (1989)
Abstract in Brazilian Portuguese: Perguntada se a magnitude da miséria não a fazia temer pelo sucesso de sua empreitada Madre Teresa respondeu que a validade está na tenacidade, na fé e em sua consistência. Ao pesquisador importam as respostas advindas de suas indagações. Jamais um pesquisador estará atado à adoção e prática de suas pesquisas, por saber que fatores outros serão responsáveis por essas. Uns poucos teóricos de administração, a partir dos anos sessenta, ao procurarem desenvolver estudos sobre a exaustão da criatividade nos modelos utilizados na prática da administração, concluíram que os agentes ou fatores abstratos e afastados da realidade eram os principais causadores da dita exaustão de criatividade. Por outro lado, os mesmos teóricos começaram a reconhecer o aparecimento de uma nova teoria que estaria fundamentada em fatores sensíveis e visíveis. Desde então, a tecnologia e as necessidades sócio-ambientais foram acionadas como os elementos que fundamentaram a teoria contingencial, como ficou sendo denominada essa nova teoria. Poderíamos definir a teoria contingencial como sendo um conjunto de fatores visíveis e sensíveis que mantêm o constante estado de mudança, resultante da turbulência social...
Description: LOPES, Jorge. Uma introdução ao estudo da teoria contingencial aplicada à educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n. 17 e 18, p. 199-204, 1989.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14130
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1989_art_jlopes.pdf2,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.