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dc.contributor.authorMoura, Gustavo Alberto Pereira de-
dc.date.accessioned2015-11-24T11:10:00Z-
dc.date.available2015-11-24T11:10:00Z-
dc.date.issued1988-
dc.identifier.citationMOURA, G. A. P. (1988)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14084-
dc.descriptionMOURA, Gustavo Alberto Pereira de. A escola e a prática social do educador. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 211-220, 1988.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola e sociedadept_BR
dc.subjectClasses sociaispt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectEducadorpt_BR
dc.titleA escola e a prática social do educadorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO que lhe sugere o autor ao levantar estas questões? O autor me sugere, com os questionamentos levantados, uma crítica ao papel da escola numa sociedade de classes. Revela seu papel político, de reprodutora das desigualdades sociais, da dominação existente. Ou seja, contrapõe-se à visão idealista de que à educação, particularmente à escola, cabe o papel de redentora da humanidade, de possibilitar o aperfeiçoamento da sociedade e o desenvolvimento dos indivíduos, na medida em que existe "igualdade de chances" na sociedade e que esta não se ergue sobre antagonismos. A ideia de escola como uma instituição neutra, à margem das contradições existentes na sociedade vigorou longo período e assumiu formas diversas à medida que eram necessárias readaptações no exercício da hegemonia das classes dominantes. A concepção tradicional da educação, a Escola nova, a teoria do capital humano, o planejamento em educação são concepções acríticas que serviram, em diferentes contextos históricos, para viabilizar a reprodução das desigualdades sociais e a hegemonia burguesa. Para tanto, fazia-se necessário justificarem-se ideologicamente como legítimas, naturais para os agentes educativos - educandos e educadores - e para a sociedade, de uma forma geral...pt_BR
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