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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14084
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moura, Gustavo Alberto Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-24T11:10:00Z | - |
dc.date.available | 2015-11-24T11:10:00Z | - |
dc.date.issued | 1988 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, G. A. P. (1988) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14084 | - |
dc.description | MOURA, Gustavo Alberto Pereira de. A escola e a prática social do educador. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 211-220, 1988. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Classes sociais | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Educador | pt_BR |
dc.title | A escola e a prática social do educador | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O que lhe sugere o autor ao levantar estas questões? O autor me sugere, com os questionamentos levantados, uma crítica ao papel da escola numa sociedade de classes. Revela seu papel político, de reprodutora das desigualdades sociais, da dominação existente. Ou seja, contrapõe-se à visão idealista de que à educação, particularmente à escola, cabe o papel de redentora da humanidade, de possibilitar o aperfeiçoamento da sociedade e o desenvolvimento dos indivíduos, na medida em que existe "igualdade de chances" na sociedade e que esta não se ergue sobre antagonismos. A ideia de escola como uma instituição neutra, à margem das contradições existentes na sociedade vigorou longo período e assumiu formas diversas à medida que eram necessárias readaptações no exercício da hegemonia das classes dominantes. A concepção tradicional da educação, a Escola nova, a teoria do capital humano, o planejamento em educação são concepções acríticas que serviram, em diferentes contextos históricos, para viabilizar a reprodução das desigualdades sociais e a hegemonia burguesa. Para tanto, fazia-se necessário justificarem-se ideologicamente como legítimas, naturais para os agentes educativos - educandos e educadores - e para a sociedade, de uma forma geral... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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