Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13621
Tipo: | Dissertação |
Título : | "O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação como suporte ao ensino e aprendizagem de estágio em serviços do sus" |
Título en inglés: | Use of digital technologies of information and communication as support to teaching stage in services SUS |
Autor : | Frota, Myrna Maria Arcanjo |
Tutor: | Almeida, Maria Eneide Leitão de |
Palabras clave : | Educação em Saúde;Avaliação Educacional;Educação a Distância |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | FROTA, M. M. A. "O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação como suporte ao ensino e aprendizagem de estágio em serviços do sus". 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | A disseminação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas cognitivas na educação tem fomentado a discussão acerca dos aspectos pedagógicos que sustentam as propostas educativas em ambientes virtuais na área da Educação em Saúde. O presente estudo visou aplicar as TDIC como suporte da prática do ensino no campo do Estágio em Serviços do SUS I, por meio do uso de um ambiente virtual de ensino (AVE) aberto, que atenda às necessidades desse estágio. Foi elaborado um sistema de avaliação que possibilitou analisar os diversos aspectos da aprendizagem em campo, assim como foi implementado um portfólio de atividades, como estratégia educativa no AVE e elaboradas categorias e critérios para sua análise. O público alvo foram os alunos e preceptores do Estágio em Serviços do SUS I (campus Fortaleza) pertencente ao Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). As informações foram analisadas no programa estatístico SPSS versão 17.0. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com o parecer nº 542.042. As ferramentas mais usadas no AVE foram o portfólio, o fórum de discussão e o diário de bordo segundo a opinião dos estudantes. Aproximadamente, 80% dos alunos e 100% dos preceptores afirmaram que a inserção do AVE favoreceu o processo de ensino-aprendizado. Assim, é possível afirmar que o uso adequado, do ponto de vista pedagógico, das TDIC contribui para a melhoria do estágio curricular, envolvendo de forma intensa alunos, professores universitários e preceptores de estágio, auxiliando a comunicação entre o ensino e o serviço, assim como a possibilidade de interações assíncronas, a facilidade de acessos ao TelEduc e o manuseio das ferramentas foram fatores facilitadores das interações. O uso do AVE contribui positivamente com o processo de ensino-aprendizagem dos discentes, podendo subsidiar professores, alunos, dirigentes e estudiosos na discussão sobre novas metodologias pedagógicas de ensino no curso de Odontologia. |
Abstract: | Dissemination of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) as cognitive tools in education has fostered discussion about the pedagogical aspects that support educational projects in virtual environments in the field of Health Education. This study aims to apply DTIC as mediators of teaching practice in the field of stage SUS I services, through the use of a virtual teaching environment (VTE) open that meets the needs of this stage. An evaluation system was developed that enabled analyzing the various aspects of learning in the field, as well as a portfolio of activities was implemented as an educational strategy in AVE and elaborated categories and criteria for its analysis. The target audience were students and preceptors Stage Services SUS I (Fortaleza campus) belonging to the School of Dentistry of the Federal University of Ceará (UFC). The data were analyzed using SPSS software version 17.0. The study was approved by the Research Ethics Committee, with the Opinion No. 542 042. The most used tools in the VLE were portfolio, the forum discussion and the logbook in the opinion of students and the number of hits. Approximately 80% of students and 100% of preceptors stated that the insertion of VLE favored the teaching-learning process. Thus, we can say that the suitable use of, the pedagogical point of view, the DTIC contributes to the improvement of the traineeship, involving intensely students, professors and tutors of stage, aiding communication between the school and the service, so as the possibility of asynchronous interactions, ease of access to TelEduc and handling of the tools were factors that facilitated interactions. The use of VLE contribute positively to the process of teaching and learning of students, and may subsidize teachers, students, scholars and leaders in the discussion about new pedagogical teaching methods in dentistry course. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13621 |
Aparece en las colecciones: | DCOD - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_mmafrota.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.