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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13345
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guedes, Marcello Barbosa Otoni Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Souza, Icaro Diodo Tavares de | - |
dc.contributor.author | Freitas, Lucivânia de Medeiros | - |
dc.contributor.author | Santos, Thuany Pereira | - |
dc.contributor.author | Neri, Danielle Giane da Costa | - |
dc.contributor.author | Santos, Vagner Alexandre dos | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Sabrina Gabrielle Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-23T13:33:30Z | - |
dc.date.available | 2015-09-23T13:33:30Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | GUEDES, M. B. O. G.; SOUZA, I. D. T.; FREITAS, L. M.; SANTOS, T. P.; NERI, D. G. C.; SANTOS, V. A.; FERNANDES, S. G. G. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-400X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13345 | - |
dc.description | GUEDES, Marcello Barbosa Otoni Gonçalves; SOUZA, Icaro Diodo Tavares de; FREITAS, Lucivânia de Medeiros et al. A educação como ação de extensão para a prevenção e promoção em saúde. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 2, n. 5, 2013. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/97/95>. Acesso em: 23 set. 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study is the result of an extension action , the type of experimental, descriptive , performed by students of Physiotherapy from Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN campus of Santa Cruz / RN Faculty of Health Sciences, Trairí - FACISA , coordinated by a professor in the same institution . Activities were carried out in the waiting room of the Basic Health Unit (BHU ) in a public school , as well as in a square in the center of the city. Observs that university extension activities carried out in the waiting room are important tools to work health services , in view of the lack of information from the community . Regarding the teachings given at school, it was realized that the work by leisure and recreational activities could hold the attention of children providing an awareness and exchange of experiences as well as remedy the lack of information and attention to integrated schools . During practice experienced in the square , we’ve seen that the population was interested and participative. In addition, we identified several people with cardiovascular disease risk. The population has welcomed the actions taken and could also share experiences with the group. The extension activities have therefore fill a gap between the relative community / university, promoting their union with education and research, which has been promoting both the local population, the academic training of students who participated. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Extensão em Ação | pt_BR |
dc.subject | Extensão comunitária | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Atenção primária a saúde | pt_BR |
dc.title | A educação como ação de extensão para a prevenção e promoção em saúde | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo é o resultado de uma ação de extensão, do tipo experimental, de caráter descritivo, realizado pelos discentes de fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, do campus de Santa Cruz/RN da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí – FACISA, coordenado por um docente da mesma instituição. Foram realizadas atividades na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS), em uma escola municipal, assim como em uma praça no centro da cidade.Observa-se que ações de extensão universitária realizadas em sala de espera são instrumentos importantes de trabalho para serviços de saúde, tendo em vista a carência de informações da comunidade. Em relação aos ensinamentos dados na escola, percebeu-se que os trabalhos por meio de atividades lúdicas e recreativas conseguiram prender as atenções das crianças propiciando uma conscientização e troca de experiências como também sanar a carência de informações e atenção integrada aos escolares. Durante a prática vivenciada na praça ,percebemos que a população se interessava e participativa. Além disso, pudemos identificar várias pessoas com risco para doença cardiovascular. A população recebeu positivamente as ações desenvolvidas e puderam também trocar experiências com o grupo. As ações de extensão vêm, portanto, preencher uma lacuna entre a relação comunidade/universidade, promovendo sua união com a educação e a pesquisa, o que vem favorecer tanto a população local, quanto a formação acadêmica dos discentes que participaram. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PREX - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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