Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13291
Tipo: Artigo de Periódico
Título: UFC / Universidade solidária e o efeito multiplicador no PROASNE
Autor(es): Moura, Walda Viana Brígido de
Moreira, Sandra Helena Lima
Palavras-chave: Unisol;Proasne;Educação Ambiental;Sustentabilidade
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista Extensão em Ação
Citação: MOURA, W. V. B.; MOREIRA, S. H. L. (2013)
Resumo: O texto é um relato de experiência da Universidade Federal do Ceará - UFC no Programa Universidade Solidária – UNISOL, do Governo Federal, por meio de sua atuação no Projeto Água Subterrânea no Nordeste do Brasil – PROASNE, transcorrida nos anos de 2000 a 2004. Objetivou a promoção de educação ambiental, transferência de tecnologia e melhoria da qualidade de vida da população do município de Irauçuba-Ce. Como atividade de extensão adotou-se a metodologia de trabalho de campo utilizando recursos da pesquisa participante e pesquisa-ação, haja vista a inserção na comunidade e o impacto causado na realidade local. A participação de discentes, docentes e técnicos de vários cursos da UFC tornou o trabalho multidisciplinar e a atuação conjunta, integrada e coordenada, configurou a interdisciplinaridade. Destacando-se como ação principal a educação ambiental por meio do subprojeto de coleta seletiva do lixo e gestão ambiental dos recursos naturais; o subprojeto de paisagismo e piscicultura realizado na principal reserva hídrica do município, o açude São Gabriel; o subprojeto de requalificação no manejo da criação de porcos, pela observação de ser esta modalidade pecuária uma prática generalizada em condições insalubres para animais e humanos. A experiência resultou exitosa em quase todos os aspectos que dependeram da equipe envolvida, entretanto, lamentavelmente há que se registrar o problema da sustentabilidade dos projetos quando da retirada de cena dos agentes externos mediadores dos projetos. Entende-se que o objetivo do PROASNE, bem como das instituições parceiras, seria atuar com propostas de implementação “piloto”, devendo o poder público com o apoio da comunidade, posteriormente, conseguir estabelecer importantes parcerias no País com outras instituições públicas, organizações não governamentais, poderes públicos estatais e federais, visando realizar as ações de caráter permanente.
Abstract: This text is an experience report from the Federal University of Ceará - UFC University Partnership Program - UNISOL, from Federal Government, through some operations in Groundwater Project in Northeast Brazil - PROASNE, elapsed from 2000 to 2004. Aimed to promote environmental education, technology transfer and improving the quality of life of the population of the municipality of Irauçuba-Ce. As an extension activity adopted the methodology of fieldwork using features of participatory research and action research, due to the inclusion in the community and the impact on local realities. The participation of students, teachers and technicians of various courses of the UFC became multidisciplinary and joint performance, integrated and coordinated set interdisciplinarity. Standing out as its main environmental education through subproject of selective waste collection and environmental management of natural resources; subproject landscaping and fish held in the main water reserve in the municipality, the dam San Gabriel; redevelopment in the subproject management the raising of pigs, by observing that this is a widespread practice mode livestock in unsanitary conditions for animals and humans. The experience resulted successful in almost all aspects of the team involved depended, however, regrettably there to register the issue of sustainability of projects when harvesting scene external agents mediators projects. It is understood that the purpose of PROASNE and partner institutions, would act with proposals to implement "pilot", with the government with the support of the community later able to establish important partnerships in the country with other public institutions, organizations governments, state and federal governments, to undertake actions aimed at permanent.
Descrição: MOURA, Walda Viana Brígido de; MOREIRA, Sandra Helena Lima. UFC / Universidade solidária e o efeito multiplicador no PROASNE. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 1, n. 4, 2013. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/70/67>. Acesso em: 18 set. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13291
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_wvbmoura.pdf453,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.