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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPessoa, Guilherme da Silva-
dc.contributor.authorAmaral, Luana Bandeira de Mello-
dc.contributor.authorCamel, Edyla Maria Porto de Freitas-
dc.contributor.authorMacena, Raimunda Hermelinda Maia-
dc.date.accessioned2015-09-18T11:44:05Z-
dc.date.available2015-09-18T11:44:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPESSOA, G. S.; AMARAL, L. B. M.; CAMEL, E. M. P. F.; MACENA, R. H. M. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn2316-400X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13282-
dc.descriptionPESSOA, Guilherme da Silva; AMARAL, Luana Bandeira de Mello; CAMEL, Edyla Maria Porto de Freitas et al. Implantação do projeto de extensão em Promoção da Saúde (PROSA). Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 1, n. 4, 2013. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/30/79>. Acesso em: 18 set. 2015.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Population aging is a progressive and global phenomenon. In terms of health, increasing the number of elderly in the population translates into a greater number of long-term problems, which often rely on complex technology involving costly interventions for proper care. Health promotion has been effective in reducing complications from chronic diseases and disease prevention. Objective: To describe the process of implementation of PROSA with vulnerable populations in the city of Fortaleza-CE. Methodology: Pragmatic study of implementation of an extension project during the period October 2010 to June 2011. Results: The study involved 22 people (two professors, two physical therapists, 18 students). The deployment consisted of: 1. Mapping of long-stay institutions for the elderly (LSIT) in Fortaleza / CE and making a diagnosis and situational needs of the elderly housed; 2. Training of those involved; 3. Disclosure of actions through information technology tools; 4. Elaboration and implementation of health-promoting actions with the target audience 5. Production of scientific research. Conclusion: The aging, especially with dependence, is a challenge to be incorporated by the Public Health Physical Therapy. The inclusion of extension activities that encourage participatory construction of knowledge during the formation of the physiotherapist is essential so that students can understand and incorporate the educational activities that promote health as an important element in the health of individuals and collectives.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Extensão em Açãopt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.titleImplantação do projeto de extensão em Promoção da Saúde (PROSA)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: O envelhecimento populacional é um fenômeno progressivo e mundial. Em termos de saúde, o aumento do número de idosos em uma população se traduz em um maior número de problemas de longa duração, que com freqüência dependem de intervenções custosas envolvendo tecnologia complexa, para um cuidado adequado. A promoção da saúde tem se mostrado efetiva na redução das complicações decorrentes de agravos crônicos e prevenção de doenças. Objetivo: Descrever o processo de implantação do PROSA junto a populações vulneráveis na cidade de Fortaleza-CE. Metodologia: Estudo pragmático da implementação de um projeto de extensão, durante o período de outubro de 2010 a junho de 2011. Resultados: Foram envolvidas 22 pessoas (2 docentes, 2 fisioterapeutas, 18 alunos). A implantação consistiu em: 1. Mapeamento das instituições de longa permanência de idosos (ILPI) na cidade de Fortaleza/CE e elaboração de diagnóstico situacional das necessidades de saúde dos idosos abrigados; 2. Capacitação dos envolvidos; 3. Divulgação das ações através de ferramentas de tecnologias da informação; 4. Elaboração e implementação de ações promotoras da saúde junto ao público-alvo; 5. Produção de pesquisa científica. Conclusão: O envelhecimento, principalmente com dependência, é um desafio a ser incorporado pela Fisioterapia na Saúde Pública. A inclusão de ações extensionistas que estimulem a construção participativa do conhecimento durante a formação do Fisioterapeuta é fundamental para que os alunos possam perceber e incorporar as ações educativas promotoras da saúde como um elemento importante na atenção à saúde dos indivíduos e das coletividades.pt_BR
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