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dc.contributor.authorGurgel, Nadsa Maria Cid-
dc.contributor.authorMatos, Diana Macedo-
dc.date.accessioned2015-08-27T14:23:47Z-
dc.date.available2015-08-27T14:23:47Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationGURGEL, N. M. C. ; MATOS, D. M. Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Bahia. Anais... Bahia: UFBA, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13190-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectServiços de Informaçãopt_BR
dc.subjectComunidades virtuaispt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectComunicação na tecnologiapt_BR
dc.titleDiagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA revolução tecnológica e o potencial da Internet como instrumento para disseminação e acesso às informações, ao proporcionar compartilhamento e interação entre seus usuários, colocaram a comunidade científica diante de novos métodos de trabalho no que diz respeito às pesquisas bibliográficas. A biblioteca no desempenho de sua função de dar suporte informacional às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, deve conhecer as necessidades de informação de seus usuários e viabilizar os meios de acesso. Investiga os vários serviços de informação prioritariamente acessados como veículos eletrônicos de comunicação, no sentido de mapear os canais eletrônicos formais e informais utilizados pelo corpo docente e discente do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário e entrevistas. A grande maioria utiliza o Portal CAPES e Google Acadêmico como principais canais eletrônicos de informação, além de participarem de listas de discussões específicas por área. Conclui-se que além dos artigos eletrônicos, a comunicação informal (colégios invisíveis) que sempre foi comum entre os cientistas, ressurge como “colégios virtuais” ainda mais interativos e democráticos, facilitando a avaliação da produção e o conseqüente reconhecimento científico dos mesmos.pt_BR
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