Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSampaio, Inês Sílvia Vitorino-
dc.contributor.authorTavares, Ilana Camurça Landim-
dc.date.accessioned2015-07-30T14:08:04Z-
dc.date.available2015-07-30T14:08:04Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationTAVARES, Ilana Camurça Landim. A construção das imagens de si por adolescentes em redes sociais. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13040-
dc.description.abstractThis work it is a qualitative research, empirical, carried out with the co-participation of teens with 14-17 years old, in high school at a large private school in Fortaleza, Ceará. We aim to find out how those teens are realizing the construction of their pictures in new spaces for socialization, such as social networks. Initially, a participant observation was made in a support group with 10 (ten) students, conducted by Educational Guidance team and school psychology, which I, researcher and psychologist of the institution, attended. The group was proposed in order to work issues such as self-esteem, stress, anxiety and self-knowledge, through targeted activities, conversations, dynamics and relaxation wheels. A total of ten students of 1st and 2nd year high school students who would like to engage freely in the activity carried out against the shift. During the formation of the group, the students started to communicate and maintain relationships with each other, discussing the communication practices in which were engaged outside the group. The Internet appeared as a major mediator of social relations. They proposed the formation of a closed group WhatsApp to prolong the weekly contact. In addition to classroom observations, collect data as they relate to social networks in group mode in WhatsApp. Following, we selected 05 (five) members wishing to participate in the following phases of the research: collection of posts on the homepage Facebook over the past 05 (five) months and in-depth interviews. The dissertation structure initially presents the theoretical and methodological aspects by questioning, defining the object and justification. Then approach the teenager constitution situated on the networks at the interface with the consumption of images. Field observations of the material for the construction of images and relational aspects are included in chapters of argumentative text. We believe in the outcome of this research, the images appear as postcard itself and primordial aspect of teenage interest in social networks. Care for and invest in the image itself, using performances to display them on the network. The feedback given by friends users of networks ensure greater acceptance and security in defining social relations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectTeenspt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectImagem corporal em adolescentes – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médio – Fortaleza (CE) – Atitudespt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor – Aspectos sociais – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectRedes sociais on-line – Aspectos sociais – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleA construção das imagens de si por adolescentes em redes sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho trata de uma pesquisa qualitativa, empírica, realizada com a coparticipação de adolescentes de 14 a 17 anos, do Ensino Médio de uma escola particular de grande porte em Fortaleza, Ceará. Objetivamos averiguar como tais adolescentes estão compreendendo a construção das imagens de si na inserção em novos espaços de socialização, como o das redes sociais. Inicialmente, realizamos uma observação participante num grupo de apoio com 10 (dez) alunos, promovido pela equipe de Orientação Educacional e Psicologia da escola da qual eu, pesquisadora e psicóloga da instituição, participei. O grupo foi proposto no intuito de trabalhar questões como autoestima, estresse, ansiedade e autoconhecimento através de atividades direcionadas, rodas de conversa, dinâmicas e relaxamento. Participaram 10 (dez) estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio que gostariam de se engajar livremente na atividade. Durante a formação do grupo, os estudantes passaram a se comunicar e manter relações entre si, discorrendo sobre as práticas comunicacionais externas ao grupo. A internet apareceu como uma das principais mediadoras das relações sociais. Além de observações presenciais, coletamos dados de como eles se relacionam nas redes sociais em modalidade grupal no WhatsApp. Na sequência, foram selecionados 05 (cinco) integrantes que desejassem participar das fases seguintes da pesquisa: coleta de postagens na página pessoal Facebook durante os últimos 05 (cinco) meses e entrevistas em profundidade. A estrutura dissertativa apresenta, inicialmente, os aspectos teórico-metodológicos através da problematização, delimitação do objeto e justificativa. Em seguida, abordamos a constituição do adolescente situado nas redes em interface com o consumo de imagens. As observações do material de campo referente à construção das imagens e aspectos relacionais estão inseridas nos capítulos dessa dissertação. Consideramos, no desfecho dessa pesquisa, que as imagens aparecem como cartão postal de si e aspecto primordial de interesse dos adolescentes nas redes sociais. Eles cuidam e investem na imagem de si, utilizando performances para exibi-las na rede. Os feedbacks dados pelos amigos usuários das redes se configuram como garantia de maior aceitação e segurança no estabelecimento das relações sociais.pt_BR
dc.title.enThe construction of images of themselves for teens on social networkspt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_icltavares.pdf3,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.