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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12976
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pontes, Antônio Luciano | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-29T14:51:50Z | - |
dc.date.available | 2015-06-29T14:51:50Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Pontes, A. L. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-8051 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12976 | - |
dc.description | PONTES, Antônio Luciano. Exemplos de uso em dicionários escolares brasileiros para a leitura e a produção textual. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p.93-101. | pt_BR |
dc.description.abstract | Lexicographic example is conceived here under the perspective of Metalexicograhy and the Multimodality Theory. The choice for this study is justified from the importance of examples as informational paradigm as they assume varied communicative functions when composing the lexicographical article. The study’s objective is to classify and analyze functions of the lexicographical example in brazilian school dictionaries. In order to carry out the research I rely on the studies of Hernández (1994), Humblé (2001), Pérez (2000), Calderón Campos (1994). Towards the visual analyzis of the example I consider the contributions of scholars linked to the Theory of Multimodality, like Kress and Van Leeuwen (2006). The corpus studied consists of dictionaries such as: Ferreira (2001, 2010), Kury (2001) Luft (2004), Rocha (2005), Bueno (2007), Aulete (2009), Mattos (2010), and Sacconi (2010) used in the Primary Education School. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Exemplo lexicográfico | pt_BR |
dc.subject | Metalexicografia | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Lexicographical example | pt_BR |
dc.title | Exemplos de uso em dicionários escolares brasileiros para a leitura e a produção textual | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Exemplo lexicográfico é aqui concebido sob a perspectiva da metalexicografia e da Teoria da Multimodalidade. A escolha deste estudo se justifica pela importância dos exemplos como paradigma informacional, pois assumem variadas funções comunicativas na composição do verbete lexicográfico. O estudo tem como objetivo classificar e analisar as funções do exemplo lexicográfico em dicionários escolares brasileiros. Para empreender a análise, tomo por base o estudo de Hernández (1994), de Humblé (2001), de Pérez (2000), de Calderón Campos (1994). Para análise da face visual do exemplo, levo em conta as contribuições dos teóricos ligados à teoria da multimodalidade, como Kress e van Leeuwen (2006). O material de estudo é formado por dicionários adotados na Escola de Ensino Fundamental, como: Ferreira (2001, 2010), Kury (2001), Luft (2004), Rocha (2005), Bueno (2007), Aulete (2009) e Mattos (2010) e Sacconi (2010). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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