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dc.contributor.authorOliveira, Hilda Coutinho de-
dc.date.accessioned2015-06-17T14:18:52Z-
dc.date.available2015-06-17T14:18:52Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Hilda Coutinho de. O grupo como estratégia de sobrevivência: configurações vinculares de crianças na favela. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.22, n.1, 2004, p 48-66.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12859-
dc.description.abstractThis research seeked to understand, through clinic qualitative method and participant observation, the link configurations engendered by children, who attended the Communitarian School and who lived in the slum of Pirambu, located in Fortaleza, Ceará. The study of its contents was based on groupanalysis and, more specifically, winnicott's ideas concerning to: a) the group as transicional and potential space; and b)the objection-social tendency. The scholar group and the bigger social body of Pirambu, where the Project of Mental Health four sticks were established, shaped as universes that reactivated primordial ambits of motherly holding related to the physics structure and affective support again. Friends, teachers and communitarians appeared to have instigating transition in the space that transformed itself in joyful and therapeutic because it propitiates creation and reciprocality. I observed the group reconstructed affections and preserved for itself a grateful human possibility of new restructure.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálise infantilpt_BR
dc.subjectComunidade terapêuticapt_BR
dc.subjectComunidade de grupopt_BR
dc.subjectHistória da criançapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleO grupo como estratégia de sobrevivência: configurações vinculares de crianças na favelapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa buscou compreender, através do método qualitativo - clínico e da observação participante, as configurações vinculares engendradas por crianças que frequentavam a Escola Comunitária e habitavam a Favela do Pirambu, localizada em Fortaleza, no Ceará. O estudo de seus conteúdos foi baseado na teoria grupanalítica e, mais especificamente, nas ideias winnicottianas concernentes a: a) o grupo como espaço potencial e transicional; e b) a tendência anti-social. O grupo escolar e, de forma mais ampla, o corpo social do Pirambu, onde se estabeleceu o Projeto de Saúde Mental Comunitária 4 Varas, afiguraram-se como universos que reativaram âmbitos primordiais do "holding" materno no que se refere à estrutura física e suporte afetivo. Colegas, professoras e comunitários pareceram ter instigado transicionalidade num espaço que se transmutou em lúdico e terapêutico ao propiciar criação e reciprocidade. Observei que o grupo reconstruiu afetos e preservou para si mesmo uma grata possibilidade humana de reestruturação.pt_BR
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