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dc.contributor.authorPrata, Bruno de Athayde-
dc.contributor.authorArruda, João Bosco Furtado-
dc.date.accessioned2015-06-16T15:41:00Z-
dc.date.available2015-06-16T15:41:00Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationPRATA, B. A. ; ARRUDA, J. B. F. Análise de conflitos de interesse na distribuição de gás natural em áreas urbanas: uma aplicação da teoria dos jogos. In: RIO OIL & GAS EXPO AND CONFERENCE, 2004, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IBP, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12791-
dc.description.abstractThe use of Natural Gás is nowadays increasing in Brazilian scene and this fact shows the necessity of effective planning tasks in that sector. In the case of Natural Gás Vehicular (NGV) distribution one can face problems of actors’s (distributor, retailers, customers and non-users) point of view conflicts and fuel stations expand in most Brazilian urban areas in an uncontrolled way, despising counties regulation on land use. This paper reports a study using a model based in Game Theory concepts to determine some key-variables as the number of fuel stations which must deliver NGV in a given study area. Although some information could not be available the results of simulation shows the usefulness of using such an approach to give solutions to distribution questions in NGV sector. The model was applied to the case of a district in Fortaleza city which is the study area of a project entitled Projeto GASLOG presently on process under the sponsoring of Brazilian Government, PETROBRAS and Brazilian GasEnergy Research Network.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRio Oil & Gas Expo and Conferencept_BR
dc.subjectGás natural - Distribuiçãopt_BR
dc.subjectTeoria dos jogospt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleAnálise de conflitos de interesse na distribuição de gás natural em áreas urbanas: uma aplicação da teoria dos jogospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO gás natural é um combustível nobre e atualmente em evidência no Brasil que, para se firmar de forma efetiva como insumo energético chave no território nacional, necessita de uma distribuição primária e secundária eficaz e planejada, levando em conta seus diversos impactos. Também, para que ele se firme como elemento fundamental na matriz energética nacional, a sua distribuição deve ser bem planejada, principalmente no caso do setor automotivo. É importante considerar os impactos que a inserção do Gás Natural irá acarretar no desenvolvimento urbano e, no Brasil, não há um controle eficaz deste desenvolvimento. Elementos de infra-estrutura urbana, como os postos de combustível, são implantados, muitas vezes, sem a devida fiscalização normativa, e sem levar em conta os impactos que tais instalações acarretam no tráfego e na vida das pessoas em seu entorno. Neste sentido, o presente trabalho demonstra que se pode utilizar modelos baseados na técnica de apoio à tomada de decisão conhecida como Teoria dos Jogos para minimizar conflitos de interesses entre os atores (distribuidor, varejista, usuário e não-usuário) envolvidos no processo de distribuição e determinar variáveis-chaves como o número de postos em uma área de estudo. Este trabalho apresenta um modelo aplicado a um bairro da cidade de Fortaleza, na área de estudo do projeto GASLOG – Estudo Logístico da Distribuição do Gás Natural nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, ora em desenvolvimento no âmbito da RECOGAS com recursos da FINEP e PETROBRÁS e apoio da RedeGasEnergia.pt_BR
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

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