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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa Júnior, José Nauri Cazuza de-
dc.contributor.authorPrata, Bruno de Athayde-
dc.contributor.authorNobre Júnior, Ernesto Ferreira-
dc.contributor.authorMagalhães, Petrônio de Sá Benevides-
dc.date.accessioned2015-06-10T18:08:13Z-
dc.date.available2015-06-10T18:08:13Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSOUSA JÚNIOR, J. N. C. et al. Análise da eficiência da infraestrutura portuária do nordeste brasileiro baseada em análise envoltória de dados. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO, 2008. p. 01-14.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12743-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.subjectAnálise envoltória de dadospt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenho portuáriopt_BR
dc.subjectSistemas de apoio à decisãopt_BR
dc.titleAnálise da eficiência da infraestrutura portuária do nordeste brasileiro baseada em análise envoltória de dadospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO sistema portuário é elemento chave para o desenvolvimento de determinada região. Nesse contexto, a avaliação de desempenho tornasse fundamental para o monitoramento e o aprimoramento das atividades do setor em foco. A Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) é uma técnica, baseada em programação matemática, que analisa, com base nos recursos e produtos utilizados em um dado processo, a eficiência relativa de um conjunto de unidades tomadoras de decisão. O presente trabalho teve como objetivo elaborar modelo para a medição da eficiência relativa dos portos da região Nordeste do Brasil no ano de 2006, adotando o modelo DEA orientado a inputs. Foram considerados dois inputs (comprimento dos berços e calado admissível) e um output (movimentação, em toneladas ou em número de contêineres). Este modelo foi aplicado, por intermédio do programa SIAD versão 3.0, aos 22 portos da região supracitada, sendo estes classificados por tipo de carga. Pela análise realizada, foi possível constatar que a maioria dos portos do Nordeste tem subaproveitamento de sua infraestrutura. A obtenção das eficiências dos portos nordestinos permitiu observar que estes têm capacidade de movimentar maior quantidade de mercadorias com os mesmos inputs (especialmente a infraestrutura analisada). A Análise de Envoltória de Dados mostrou-se como técnica que pode contribuir com os tomadores de decisões para a análise, a gestão e o planejamento no setor portuário.pt_BR
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