Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12665
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMartins, Mariana Cavalcante-
dc.contributor.authorFerreira, Ádria Marcela Vieira-
dc.contributor.authorNascimento, Ludmila Alves do-
dc.contributor.authorAires, Julliana dos Santos-
dc.contributor.authorAlmeida, Paulo César de-
dc.contributor.authorXimenes, Lorena Barbosa-
dc.date.accessioned2015-06-08T13:55:03Z-
dc.date.available2015-06-08T13:55:03Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.citationMARTINS, M. C. et al. Influência de uma estratégia educativa na promoção do uso de alimentos regionais. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 242-9, mar./abr. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12665-
dc.description.abstractObjective: to assess the knowledge, attitude and practice of family members of preschool children about regional food, through a survey before and after an educational intervention. Methods: this is a pre-experimental one-group pretest– posttest study, with 62 family members of preschool children. One month before and after the conduction of an educational activity using the flipchart “regional food promoting food security”, one applied the survey. Results: it was found that after the educational strategy, there was an increase in the classification “appropriate” in each survey area about regional food, and the variation of knowledge (17.7%-77.4%), attitude (21%-72.6%) and practice (14.5%-64.5%), consequently, an improvement of 59.7% in knowledge, 51.6% in attitude and 50% in practice. Conclusion: the use of educational technology had a positive influence on the knowledge, attitudes and practice of family members, contributing thus to the health promotion of children and their family members.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectAtitudes e Práticas em Saúdept_BR
dc.subjectHábitos Alimentarespt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.titleInfluência de uma estratégia educativa na promoção do uso de alimentos regionaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: avaliar o conhecimento, atitude e prática dos familiares de crianças pré-escolares sobre os alimentos regionais, através de um inquérito, antes e após a intervenção educativa. Métodos: pesquisa pré-experimental de modelo de pré-teste/ pós-teste com único grupo, com 62 familiares de crianças pré-escolares. Antes e após um mês da realização da atividade educativa utilizando o álbum seriado, Alimentos regionais promovendo a segurança alimentar, aplicou-se o inquérito. Resultados: constatou-se que, após a estratégia educativa, houve um aumento na classificação “adequada” em cada eixo do inquérito sobre os alimentos regionais, sendo a variação do conhecimento (17,7%-77,4%), atitude (21%-72,6%) e prática (14,5%-64,5%), consequentemente, um avanço em 59,7% no conhecimento, 51,6% na atitude e 50% na prática. Conclusão: o uso da tecnologia educativa apresentou influência positiva no conhecimento, atitude e prática dos familiares, contribuindo, assim, para a promoção da saúde da criança e da família.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: evaluar conocimiento, actitud y práctica de familiares de niños preescolares sobre alimentos regionales, a través de una encuesta, antes y después de la intervención educativa. Métodos: investigación pre-experimental de modelo pretest/ post-test con solo grupo, con 62 familias de niños preescolares. Antes y después de un mes de la actividad educativa mediante el álbum seriado, Alimentos regionales promoviendo la seguridad alimentaria, se aplicó la encuesta. Resultados: después de la estrategia educativa, hubo aumento de la calificación “adecuada” en cada eje de la encuesta sobre comida regional, y la variación del conocimiento (17,7% -77,4%), actitud (21 % -72,6%) y práctica (14,5% -64,5%), en consecuencia, mejora en conocimiento 59,7%, 51,6% en la actitud y 50% en la práctica. Conclusión: el uso de la tecnología educativa tuvo influencia positiva en conocimiento, actitud y práctica de los familiares, contribuyendo así a la promoción de la salud del niño y la familia.pt_BR
dc.title.enInfluence of an educational strategy to promote the use of regional foodpt_BR
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art_mcmartins.pdf230,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.