Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Geísa Mattos de Araújo-
dc.contributor.authorLima, João Miguel Diógenes de Araújo-
dc.date.accessioned2015-06-08T13:24:04Z-
dc.date.available2015-06-08T13:24:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, João Miguel Diógenes de Araújo. Um "mundo" de projetos culturais para jovens em periferias: violência, valores morais e pedagogias de intervenção. 2014. 210f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12661-
dc.description.abstractThis research aims to understand the ways in which projects for youth in urban peripheries narrated by violence are organized and legitimized, in interactions with coordinators and participants of cultural projects in the neighborhoods of Greater Bom Jardim area in Fortaleza, Northeast Brazil. For over 20 years, cultural projects have been conducted as modes of pedagogical intervention among children and youth living in the outskirts of Brazilian cities. Proposed under the perspective of social vulnerability and violence prevention, cultural practices feature as means of transmission of moral and citizenship values. Accounts by youth considered successful are the most common showcase of such initiatives, spread by the media and, thus, understood in this analysis as “narratives of transformation”. In 2012, fieldwork focused on five cultural projects proposed by Greater Bom Jardim residents and awarded by a financing bid held by the Ministry of Culture and the National Program of Public Safety with Citizenship. In the everyday dynamics of projects, the relation between cultural practices and moral values among project coordinators and teachers became noticeable. Following these same agents in events and demonstrations against violence, connections among professional and institutions of the so-called “social field” stood out. In the course of two years, combining ethnography and research on the Internet, analysis focused on the ways in which agents, practices and institutions constitute a “world” of cultural projects for youth in peripheries. Coordinators help to legitimize this “world” as they construct visibility and reputations, social networks and the spread of moral values for youth. Questions emerged as the author took part in the implementation of a project in the same neighborhood. Furthermore, initiatives proposed by youth for youth were studied through participant observation, interview and the collective production of a zine, which enabled to encounter a positive perception of the notion of youth protagonism. A new generation of project coordinators is in the making as youth enroll in workshops for project elaboration and foster social networks with youth throughout town, which suggest the extension of these practices. Thus, as the “world” of cultural projects for youth in peripheries is consolidated and its support mechanisms become more complex, paradoxes arise and contribute with relevant questions for the ways projects and public policies for youth are monitored and evaluated.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCultural projectspt_BR
dc.subjectViolence preventionpt_BR
dc.subjectJovens pobres – Política governamental – Bom Jardim (Fortaleza, CE)pt_BR
dc.subjectBom Jardim (Fortaleza, CE) – Política culturalpt_BR
dc.subjectViolência - Bom Jardim (Fortaleza, CE) - Prevençãopt_BR
dc.subjectComunidades – Desenvolvimento - Bom Jardim (Fortaleza, CE)pt_BR
dc.titleUm "mundo" de projetos culturais para jovens em periferias: violência, valores morais e pedagogias de intervençãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação tem como objetivo compreender as formas de organização e de legitimação de projetos em periferias narradas pela violência, acompanhando proponentes e jovens participantes de projetos culturais nos bairros do Grande Bom Jardim, em Fortaleza. Há mais de 20 anos, projetos culturais têm sido realizados como uma modalidade de intervenção pedagógica junto a crianças e jovens moradores de periferias urbanas no Brasil. Acionadas sob a perspectiva da vulnerabilidade social e da prevenção à violência, práticas culturais são tomadas como um meio de transmissão de valores morais e de cidadania. A vitrine dessas iniciativas são os relatos considerados exitosos de jovens participantes, divulgados pela mídia e compreendidos, nesta análise, como “narrativas de transformação”. Em 2012, foram tomados como campo de pesquisa cinco projetos culturais propostos por moradores dos bairros do Grande Bom Jardim e premiados por um edital do Ministério da Cultura e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. No cotidiano dos projetos, destacou-se a relação entre as práticas culturais e os valores morais dos proponentes e professores. Acompanhando esses mesmos agentes em eventos e atos de denúncia de violência, foram apreendidas as conexões entre profissionais e instituições do chamado “campo social”. Ao longo de dois anos, aliando pesquisa etnográfica e na Internet, foram analisados os modos como as relações entre agentes, práticas e instituições constituem um “mundo” de projetos culturais para jovens em periferias. Proponentes ajudam a legitimar esse “mundo” a partir da construção de visibilidade e de suas reputações, redes sociais e a difusão de valores morais sobre juventude. Essa análise é também problematizada a partir da participação deste autor na implantação de um projeto no bairro. Ademais, foram conhecidas iniciativas de jovens para jovens através de observação participante, entrevista e criação coletiva de um zine, que possibilitaram compreender uma percepção positivada da noção de protagonismo juvenil. Uma nova geração de proponentes desponta por meio de cursos de elaboração de projetos e de redes sociais entre jovens na cidade, o que sugere a continuidade dessas práticas. Desse modo, na medida em que o mundo dos projetos culturais para jovens em periferias se consolida, seus mecanismos de sustentação se complexificam, instaurando paradoxos e contribuindo com questões pertinentes para se pensar formas de monitoramento e avaliação de projetos e políticas públicas de juventudes.pt_BR
dc.title.enA "world" of cultural projects for youth in urban peripheries: violence, moral values and pedagogies of interventionpt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_jmdalima.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.