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dc.contributor.authorFarias Filho, Zózimo-
dc.date.accessioned2015-06-05T11:35:31Z-
dc.date.available2015-06-05T11:35:31Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationFARIAS FILHO, Zózimo. Competência comunitária: na busca de sua constituição. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.20, n.2, 2002, p.28-35.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12581-
dc.description.abstractThe study tries to understand competence from the point of view of a critical understanding of rationalization as an operational instrument in the work force. lt consolidates analytical efforts that permit one to glimpse the existence of a competence that is constructed and administrated while an interactive action in the real working world. The text is organize in order to permit at first a discussion about the models and contents of the real working world rationalization, specially in what concerns the rationalization of daily actions and interactions, as well as the problematic of the work decentralization. The idea of community competence is consequently articulated from the point of view of the notion of competence and polyvalence followed by the ideas of pedagogic action.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência comunitáriapt_BR
dc.subjectRacionalização do trabalhopt_BR
dc.subjectCompetência e polivalênciapt_BR
dc.subjectCompetência comunitáriapt_BR
dc.titleCompetência comunitária: na busca de sua constituiçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste estudo, procuramos entender diferentemente competência, a partir da compreensão crítica da racio nalização do agir instrumental do mundo do trabalho, consolidando esforços analíticos que permitam vislumbrar a existência de uma competência que, mesmo atrelada às finalidades últimas do posto de trabalho, seja constituída, formada e gestada como ação interativa do mundo vivido do mundo do trabalho. Desse modo, a organização do texto permite discutir, inicialmente, as formas e conteúdos da racionalização do mundo vivido do mundo do trabalho, dando destaque para a racionalização das ações e interações do cotidiano, bem como a problemática da (des) centralização do trabalho, para em seguida articular a idéia de competência comunitária, a partir do resgate da noção de competência e polivalência, seguida das idéias de ação comunicativa e ação pedagógica.pt_BR
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