Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11971
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guimarães, Maria Teresa Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-12T12:59:15Z | - |
dc.date.available | 2015-05-12T12:59:15Z | - |
dc.date.issued | 1983 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, M. T. A. (1983) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11971 | - |
dc.description | GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque. Universidade Federal do Ceará, agente redistribuidor ou concentrador de renda? Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 39-48, 1982/1983. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação e Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC) | pt_BR |
dc.subject | Trabalho do vestibulando | pt_BR |
dc.subject | Freqüência a cursinho | pt_BR |
dc.subject | Renda mensal familiar | pt_BR |
dc.subject | Concentração de renda | pt_BR |
dc.title | Universidade Federal do Ceará, agente redistribuidor ou concentrador de renda? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A questão tratada neste trabalho refere-se ao tema educação e desigualdade. A evolução desse tema junto ao pensamento econômico remonta a ADAM SMITH, DAVID RICARDO, ALFRED MARSHALL e KARL MARX. Modernamente, surgiu uma corrente de economistas demonstrando que a educação é um fator determinante do crescimento econômico e que uma alteração da distribuição de capital humano iria diminuir as desigualdades de renda entre as diversas camadas sociais da população. Esta é a concepção básica da chamada Teoria do Capital Humano. É evidente que não podemos tornar a educação a única responsável pela solução dos problemas sócio-econômicos de um povo, principalmente quando se trata da formação social de uma economia capitalista dependente, como é o caso do Brasil. Neste país muita ênfase tem sido dada à questão da democratização do ensino, pelo menos a nível de plano do governo federal, no sentido de proporcionar a "redução das desigualdades sociais, voltando-se (a educação) preferencialmente para a população de baixa renda"... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1983_art_mtaguimaraes.pdf | 4,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.