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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, Inacia Sátiro Xavier de-
dc.contributor.authorOliveira, Cibely Freire de-
dc.contributor.authorCruz, Giovanna Karinny Pereira-
dc.contributor.authorCoura, Alexsandro Silva-
dc.contributor.authorEnders, Bertha Cruz-
dc.date.accessioned2015-05-06T13:55:02Z-
dc.date.available2015-05-06T13:55:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFRANÇA, I. S. X. et al. Conhecimento de mulheres com deficiência física sobre câncer mamário e autoexame : estratégia educativa. Rev Rene, Fortaleza, v. 13, n. 4, p. 766-74, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 online-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11856-
dc.description.abstractThe objective of the study was to identify the knowledge that physically disabled women have about breast cancer and self examination. An action research study with a non-probability sample composed of 15 women enrolled in the Association of Disabled Persons of the Compartment of Borborema, Campina Grande, PB, Brazil, using Questionnaires I and II, an educational folder, and a breast demonstration kit. This study was conducted in three stages: application of Questionnaire I; implementation of the educational intervention; and the post-intervention application of Questionnaire II. In the analysis of thematic content categories identified were: Disabled women’s needs for breast cancer information, beliefs and myths related to the origin of breast cancer, and self-care deficit related to the early detection of breast cancer. The educational activities enabled women to learn about breast cancer and to demonstrate interest in acquiring proactive attitudes for well-being.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEnfermagem em Saúde Públicapt_BR
dc.subjectNeoplasias da Mamapt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectAutoexame de Mamapt_BR
dc.titleConhecimento de mulheres com deficiência física sobre câncer mamário e autoexame : estratégia educativapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivou-se identificar o conhecimento de mulheres com deficiência física sobre o câncer mamário e autoexame. Pesquisa-ação com amostra não-probalística, composta por 15 mulheres cadastradas na Associação dos Deficientes do Compartimento da Borborema, Campina Grande-PB, Brasil. Utilizaram-se Questionários I e II, uma cartilha educativa e um kit de mamas. O estudo ocorreu em três etapas: aplicação do Questionário I; intervenção educativa; e avaliação pós-intervenção aplicando-se o Questionário II. Na análise de conteúdo temática emergiram as categorias: necessidades das pessoas com deficiência física de informações acerca da temática câncer de mama; crenças e mitos sobre a gênese do câncer de mama; déficit de autocuidado relacionado com a detecção precoce do câncer de mama. As ações educativas possibilitaram que as mulheres apreendessem o conhecimento sobre a temática e demonstrassem interesse em adotar atitudes proativas visando bem estar.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo fue identificar el conocimiento de mujeres con discapacid física sobre el cáncer de mama y autoexamen. Investigación-acción con muestra no-probabilística, compuesta por 15 mujeres inscritas en la Asociación de Personas con Discapacidad de Compartimiento de Borborema, Campina Grande-PB, Brasil. Se utilizaron Cuestionarios I y II, una cartilla educativa y un kit de mamas. El estudio ocurrió en tres etapas: aplicación del Cuestionario I; intervención educativa; y evaluación pos-intervención aplicándose el Cuestionario II. En el análisis de contenido temática, emergieron las categorías: necesidades de personas con discapacidad física de informaciones acerca del tema cáncer de mama; creencias y mitos sobre el génesis del cáncer de mama; déficit de autocuidado relacionado con la detección precoz del cáncer de mama. Las acciones educativas posibilitaron que las mujeres aprehendiesen el conocimiento acerca del tema y demostrasen interés en adoptar actitudes pro-activas buscando su bien estar.pt_BR
dc.title.enDisabled women's knowledge of breast cancer and self examination : an educational strategypt_BR
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