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dc.contributor.authorCarlos, Djailson José Delgado-
dc.contributor.authorPadilha, Maria Itayra-
dc.contributor.authorVillarinho, Mariana Vieira-
dc.contributor.authorBorenstein, Miriam Süsskind-
dc.contributor.authorMaia, Ana Rosete Camargo Rodrigues-
dc.date.accessioned2015-05-05T12:45:00Z-
dc.date.available2015-05-05T12:45:00Z-
dc.date.issued2014-03-
dc.identifier.citationCARLOS, D. J. D. et al. Escolas de enfermeiras no nordeste brasileiro (1943-1975). Rev Rene, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 326-333, mar./abr. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 Online-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11794-
dc.description.abstractThis is a qualitative, narrative and socio-historical study aimed at analyzing the creation of nursing schools in the Northeast of Brazil (1943-1975). The time frame corresponds initially to the creation of the first school and finally to the year in which all the northeastern states founded at least one training institution for nurses. The data collection happened between April and July 2013 using the collection of the Central Library of the Federal University of Santa Catarina and the Study Group about Nursing Knowledge History and Health. About these schools in the Northeast, it is highlighted that their expansion was increased after the University Reform. This situation allowed the local education, abolished the need to travel to other states in search of professional training, enabled a new scenario in educational and health institutions and improvements in health care.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectHistória da Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectBacharelado em Enfermagempt_BR
dc.titleEscolas de enfermeiras no nordeste brasileiro (1943-1975)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudo qualitativo, narrativo, socio histórico, com o objetivo de analisar a criação das Escolas de Enfermeiras no Nordeste brasileiro (1943-1975). O recorte temporal corresponde, inicialmente, à criação da primeira escola e o final, ao ano em que todos os estados nordestinos passaram a dispor de instituições formadoras de enfermeiras. A coleta de dados ocorreu entre abril e julho de 2013 e dispôs do acervo da Biblioteca Central, da Universidade Federal de Santa Catarina e do Grupo de Estudos da História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde. Sobre estas Escolas no Nordeste, conclui-se que sua expansão foi incrementada após a Reforma Universitária. Essa realidade favoreceu a formação local, aboliu a necessidade de deslocamento a outros estados em busca da profissionalização, possibilitou a um novo cenário nas instituições de ensino e de saúde e, melhorias no cuidado à saúde.pt_BR
dc.description.abstract-esEstudio cualitativo, narrativo, socio histórico, con objetivo de analizar la creación de las Escuelas de Enfermeras en el Nordeste brasileño (1943-1975). El inicio del recorte temporal corresponde a la creación de la primera escuela y el final, al año en que todos los estados nordestinos brasileños tuvieron instituciones formadoras de enfermeras. La recolección de los datos ocurrió entre abril y julio de 2013, y se utilizó el acervo de la Biblioteca Central de la Universidad Federal de Santa Catarina y del Grupo de Estudios de Historia del Conocimiento de Enfermería y Salud. Sobre estas escuelas nordestinas, se concluye que su expansión fue incrementada después de la Reforma Universitaria. Esa realidad favoreció la formación local, abolió la necesidad de locomoción a otros estados, posibilitó nuevo escenario en las instituciones de enseñanza y de salud, y mejorías en la atención a la salud.pt_BR
dc.title.enNursing Schools in northeastern Brazil (1943-1975)pt_BR
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