Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Silvana Sidney Costa-
dc.contributor.authorLopes, Manuel José-
dc.contributor.authorGemito, Maria Laurência-
dc.contributor.authorCasas-Novas, Maria Vitória-
dc.contributor.authorPinheiro, Felícia Tavares-
dc.date.accessioned2015-04-23T16:02:52Z-
dc.date.available2015-04-23T16:02:52Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSANTOS, S. S. C. et al. Ensino do cuidado ao idoso na formação do enfermeiro : situação em Portugal. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 4, p. 801-10, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11571-
dc.description.abstractThis paper aims to look at the teaching situation of the nursing undergraduate degree’s courses about eldercare in Portugal. A documentary research on the teaching programs in 39 nursing schools, 26 schools presented syllabus units related to the topic ‘eldercare’ and in eight of these schools the contents of the units were identified. Using textual analysis and from the categories we concluded that the teaching regarding eldercare for the nurse training in Portugal is focused on hospital care; it is directed to the adult/elderly/family; it explores the definitions related to the aging process; it explores community issues, legislation and research. People responsible for the design/monitoring of teaching programs should include teaching regarding eldercare in the nurse training, considering that the elder population is increasing in Portugal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectSaúde do Idosopt_BR
dc.titleEnsino do cuidado ao idoso na formação do enfermeiro : situação em Portugalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo foi verificar a situação do ensino, nos cursos de licenciatura em enfermagem, sobre o cuidado ao idoso, em Portugal. Pesquisa documental nos planos de estudo em 39 escolas de enfermagem, 26 escolas apresentaram unidades curriculares relacionadas com a temática do idoso, em oito destas identificou-se os conteúdos ministrados. Utilizou-se a análise textual e a partir das categorias verificou-se que o ensino no cuidado ao idoso, na formação do enfermeiro português, se mostra focado nos cuidados hospitalares; direcionado ao adulto/idoso/família; enfoca o processo de envelhecimento; direciona-se às questões comunitárias; à legislação e à investigação. Os responsáveis pela elaboração/acompanhamento dos planos de estudo necessitam incluir o ensino acerca do cuidado ao idoso, na formação dos enfermeiros, considerando o aumento de idosos em Portugal.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo fue verificar el estado de enseñanza, en los cursos de enfermería, acerca de la atención al anciano, en Portugal. Investigación documental en los planes de estudios de 39 escuelas de enfermería. Veinte y seis escuelas presentaron contenidos del tema anciano, en ocho de estas, se identificaron los contenidos enseñados. Se utilizó el análisis textual y con base en las categorías, se ha verificado que la enseñanza de la atención al anciano, en la formación del enfermero en Portugal, se muestra centrada en la atención hospitalaria, dirigida a adultos/anciano/familia; en el proceso de envejecimiento; en problemas de la comunidad; en la legislación e investigación. Los responsables por la preparación/desarrollo de los planes de enseñanza necesitan incluir la enseñanza sobre la atención al anciano, en la formación de enfermeros, teniendo en cuenta el aumento de ancianos en Portugal.pt_BR
dc.title.enThe teaching about the care of the elderly in nursing training : the situation in Portugalpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_sscsantos.pdf370,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.