Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11482
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Concepções piagetianas para uma psicopedagogia do pré-escolar
Autor(es): Castelo, Lúcia Sampaio
Palavras-chave: Psicopedagogia do pré-escolar;Princípios educacionais Piagetianos;Pedagogia da inteligência;Dimensão Social na Educação;Atividades espontâneas da criança
Data do documento: 1979
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: CASTELO, Lúcia Sampaio. Concepções piagetianas para uma psicopedagogia do pré-escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n.2, p. 55-72, 1979.
Resumo: O movimento em torno da educação chamada pré-escolar vem tomando vulto recentemente, caracterizando-se não apenas como uma preocupação psicopedagógica mas como condição julgada necessária para resolver problemas determinados pela pobreza tais como "marginalização cultural, desnutrição, evasão escolar, reprovação". Dentro desta perspectiva programas são implantados e providências tomadas para que um número maior de crianças receba alguma forma de atendimento nos seus primeiros anos, atendimento que vem se caracterizando como compensatório, por se propor a compensar "deficiências" que a criança possa ter com relação a padrões comportamentais exigidos pela escola...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11482
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1979_art_lscastelo.pdf8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.