Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11482
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Concepções piagetianas para uma psicopedagogia do pré-escolar |
Authors: | Castelo, Lúcia Sampaio |
Keywords: | Psicopedagogia do pré-escolar;Princípios educacionais Piagetianos;Pedagogia da inteligência;Dimensão Social na Educação;Atividades espontâneas da criança |
Issue Date: | 1979 |
Publisher: | Revista Educação e Debate |
Citation: | CASTELO, Lúcia Sampaio. Concepções piagetianas para uma psicopedagogia do pré-escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n.2, p. 55-72, 1979. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O movimento em torno da educação chamada pré-escolar vem tomando vulto recentemente, caracterizando-se não apenas como uma preocupação psicopedagógica mas como condição julgada necessária para resolver problemas determinados pela pobreza tais como "marginalização cultural, desnutrição, evasão escolar, reprovação". Dentro desta perspectiva programas são implantados e providências tomadas para que um número maior de crianças receba alguma forma de atendimento nos seus primeiros anos, atendimento que vem se caracterizando como compensatório, por se propor a compensar "deficiências" que a criança possa ter com relação a padrões comportamentais exigidos pela escola... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11482 |
ISSN: | 0102-1117 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1979_art_lscastelo.pdf | 8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.