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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Mariana de Brito-
dc.contributor.authorCavalcante, Edilma Gomes Rocha-
dc.contributor.authorOliveira, Dayanne Rakelly de-
dc.contributor.authorLeite, Cícero Emanoel Alves-
dc.contributor.authorMachado, Maria de Fátima Antero Sousa-
dc.date.accessioned2015-04-16T12:32:58Z-
dc.date.available2015-04-16T12:32:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, M. B. et al. Educação em saúde como prática de enfermeiros na estratégia saúde da família. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 5, p. 894-903, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11397-
dc.description.abstractDescriptive, exploratory study, with a qualitative approach, which aimed at identifying knowledge and practice of health education of nurses from the Family Health Strategy, in November and December, 2009. The interviews, conducted with fifteen nurses in Crato, Ceará, Brazil, were subjected to content analysis. Four categories were identified: Conception on health education, Action planning, working in partnerships; limits and capability in implementing educational actions. The conceptions of health education still reflect a conservative view, but the practice was positive because it prioritizes several topics, using local resources and venues and involving other sectors. The difficulties were related to excessive assignments, interaction with certain groups and discontinuity of actions. There is the need for better coordination and organization of the health service in the pursuit of partnerships with emphasis on interdisciplinary and intersectoral activities aimed at health promotionpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectPrograma Saúde da Famíliapt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.titleEducação em saúde como prática de enfermeiros na estratégia saúde da famíliapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudo descritivo, exploratório, qualitativo, que objetivou identificar os saberes e práticas de educação em saúde de enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família, entre novembro e dezembro de 2009. As entrevistas, realizadas com quinze enfermeiros em Crato, Ceará, Brasil, foram submetidas à análise de conteúdo. Identificaram-se quatro categorias: Concepção sobre educação em saúde; Planejamento das ações; Trabalho em parcerias; Limites e potencialidade na execução das ações educativas. As concepções de educação em saúde ainda refletem uma visão conservadora, mas a prática se mostrou positiva, pois prioriza diversos temas, utilizando recursos e espaços locais e envolvendo outros setores. As dificuldades foram relacionadas ao excesso de atribuições, a interação com determinados grupos e a descontinuidade das ações. Há necessidade de melhor articulação e organização do serviço de saúde na busca de parcerias com ênfase para interdisciplinaridade e intersetorialidade dirigidas a atividades de promoção da saúde.pt_BR
dc.description.abstract-esEstudio descriptivo, exploratorio, cualitativo, con objetivo de identificar los saberes e las prácticas educativas de enfermeros en la Estrategia Salud Familiar entre noviembre y diciembre de 2009. Las entrevistas, realizadas con quince enfermeras en Crato, Ceará, Brasil, fueron sometidas a análisis de contenido, identificándose cuatro categorías: Concepción de la educación en salud; Planificación de educación para la salud; Trabajo en sociedad; Límites y potencialidad en la ejecución de las acciones educativas. Las concepciones de educación en la salud aún refleja una visión conservadora, sin embargo, en la práctica educativa se buscó articular diferentes temas, utilizándose los recursos y espacios de la localidad e involucrándose diferentes sectores. Fueron dificultades de las actividades de promoción: sobrecarga de trabajo asistencial, interacción con ciertos grupos y discontinuidad de las acciones. Es necesario mejorar la coordinación y organización del servicio de salud, buscando alianzas, principalmente, interdisciplinares e intersectoriales dirigidas a promover la salud.pt_BR
dc.title.enHealth education as practice of nurses in family health strategypt_BR
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