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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGussi, Alcides Fernando-
dc.contributor.authorAguiar, Cefisa Maria Sabino-
dc.date.accessioned2015-04-15T14:46:03Z-
dc.date.available2015-04-15T14:46:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationAGUIAR, Cefisa Maria Sabino. Entre Estado e Sociedade Civil: avaliação da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação de Fortaleza CE. 2013. 215f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11366-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEvaluation of public policiespt_BR
dc.subjectEducation managementpt_BR
dc.subjectEscolas Públicas – Organização e Administração – Participação dos Pais – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectRede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleEntre Estado e Sociedade Civil: avaliação da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação de Fortaleza CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo avaliar o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, no Município de Fortaleza, no contexto da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação, no período de 2007 a 2012, para pensar se e como a participação da sociedade civil modifica um setor das políticas públicas - a gestão da educação. Para tanto, realizarei uma avaliação de processo, adotando a metodologia de que conduz a uma avaliação em profundidade, como caminho para: identificar e analisar a estrutura, organização e funcionamento da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação; analisar se e como ocorre o diálogo entre sociedade civil e governo; identificar em que medida a participação se perfaz no nível das tomadas de decisões. O referencial teórico está ancorado na Teoria do Estado Ampliado de Gramsci e nos processos participativos em Dagnino, Tatagiba, Sousa Santos, Carvalho, Avritzer, assim como nos estudos de Gohn e Scherer-Warren sobre movimentos sociais e redes. É propósito dessa avaliação, além de aprofundar os estudos referentes à participação da sociedade civil, pontuar elementos que contribuam para fomentar, fortalecer e expandir as instâncias democráticas decisórias na gestão da educação pública municipal de Fortaleza.pt_BR
dc.title.enBetween State and Civil Society: Parents Network Assessment and Mothers for Quality Education of Fortaleza CEpt_BR
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