Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Francisco Moacir de Melo Catunda-
dc.contributor.authorEspírito Santo, Luciano da Costa-
dc.contributor.authorPercílio, Denise do Nascimento-
dc.date.accessioned2015-04-09T17:51:29Z-
dc.date.available2015-04-09T17:51:29Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationMARTINS, Francisco Moacir de Melo Catunda; ESPÍRITO SANTO, Luciano da Costa; PERCÍLIO, Denise do Nascimento. Representação social da droga em Brasília II: o momento sociocultural. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 20, n.1, 2002, p. 19-27.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn01021222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11253-
dc.description.abstractA Research on Social Representation of Drugs was carried out in Brasllia. It treats population and professional groups. 86 interviews, concerning social-demographic data and specific questions related to drug consumption were submitted to a content analysis. A social-cultural moment dimension is presented in this study. The research shows the importance of TV and personal relationship as means of information about drug consumption, while those concerned to researchers in this area do not. It has been also shown that both social and individual factors acting as personality drives, are equally considered to cause drug consumption. People recognize the role of family on both drug consumption and drug abstinence. A drug adict is seen as someone who should be socially rehabilitated.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDrogadiçãopt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectInfluências familiares e mediáticaspt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.titleRepresentação social da droga em Brasília II: o momento socioculturalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRealizou-se um estudo acerca da Representação Social da Droga em Brasília, entre grupos populacionais e grupos profissionais. As 86 entrevistas, contendo dados sociodemográficos e questões específicas com relação às dimensões do consumo de drogas, foram submetidas à análise de conteúdo. Neste trabalho é apresentada a dimensão momento sociocultural. Fica evidente para a maioria das pessoas a importância da televisão e dos relacionamentos pessoais enquanto veículo de transmissão das informações sobre drogas, o que não ocorre quanto aos especialistas que trabalham nesta área. Observa-se que tanto os fatores sociais quanto os individuais, como tendências de personalidade, são igualmente apontados nas motivações para o uso de drogas. A população reconhece a influência da família no uso e não-uso de drogas. O sujeito usuário de drogas é percebido como alguém que deve ser reabilitado socialmente.pt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_fmartinslesantodpercilio.pdf6,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.