Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borsoi, Izabel Cristina Ferreira | - |
dc.contributor.author | Ruiz, Erasmo Miessa | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-07T14:19:20Z | - |
dc.date.available | 2015-04-07T14:19:20Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | BORSOI, Izabel Cristina Ferreira; RUIZ, Erasmo Miessa. A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 37. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-1740 (online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1222 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228 | - |
dc.description.abstract | This article presents a critical analysis of the conception of education in Rousseau starting with his work "Emilio ou da Educação". It highlights how Rousseau's proposal is centered in a pedagogy that privileges the experience of the subject with the objective reality. Learning constitute then a process where child, educator and nature are necessarily implicated. In this triad, everyone teaches, both master and student learn. Rousseau evokes a group of subjects that are still up to date when he demonstrates that the relationship between teaching and learning is in fact the educational process itself. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.revistapsicologia.ufc.br | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo apresenta uma análise crítica da concepção de educação em Rousseau a partir da sua obra "Emilio ou da Educação". Destaca como a proposta rousseauniana centra-se numa pedagogia que privilegia a experiência do sujeito com a realidade objetiva. Assim, a aprendizagem seria um processo onde estão necessariamente implicados a criança, o educador e a natureza. Nesta tríade, todos ensinam e tanto o mestre quanto o educando aprendem. Ao destacar a relação ensino-aprendizagem como o próprio processo educativo, Rousseau evoca um conjunto de questões ainda pertinentes à nossa contemporaneidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_art_icfborsoiemruiz.pdf | 7,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.