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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mota, Maria Vaudelice | - |
dc.contributor.author | Bomfim, André Luis Benevides | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-18T14:15:55Z | - |
dc.date.available | 2015-03-18T14:15:55Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | BOMFIM, André Luis Benevides. Macrocompetências para o currículo dos programas de residência em medicina de família e comunidade de Fortaleza, Ceará. 2014. 60 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10989 | - |
dc.description.abstract | The lack of a skills-based curriculum to guide and qualify the residents` education is a reality in several Residency programs in the country. This vulnerability has been discussed by residents, preceptors and coordination of the residency program of family and community medicine (PRMFC), which generated the need of the development of this research. This fact brings the following vulnerabilities: lack of clarity of the learning objectives, educational strategies and the evaluation to be addressed to the residents. Initially, a literature review of the competency-based curricula and a review of documents prepared by associations, societies and professional bodies were conducted. Then we conducted a teacher training course for the preceptors of the PRMFC, with discussions on the theoretical bases of the competency-based curriculum; active learning methodologies; planning and conducting educational activities and strategies; and learning evaluation. After this training, workshops were held for the development of an array of macro competencies. This work trained 12 preceptors of PRMFC and allowed the construction of an array of macro competencies. It will surely facilitate the teaching-learning process in a two-year Residency Program, evaluating the skills of the residents at the end of the course, which guarantees to society a professional able to develop its actions. With a competency-based curriculum specific designed for Family Medicine and for Primary Health Care, we wish to reorient the teaching-learning processes of residents and preceptors to qualify clinical practice. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Medicina de Família e Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Internato e Residência | pt_BR |
dc.title | Macrocompetências para o currículo dos programas de residência em medicina de família e comunidade de Fortaleza, Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Ribeiro, Marco Túlio Aguiar Mourão | - |
dc.description.abstract-ptbr | A falta de um currículo baseado em competências para nortear e qualificar o ensino dos residentes é uma realidade em vários os Programas de Residência no país. Esta vulnerabilidade foi problematizada por residentes, preceptores e coordenação do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC), o que gerou a necessidade do desenvolvimento deste estudo. Este fato traz as seguintes vulnerabilidades: falta de clareza dos objetivos de aprendizado, das estratégias educacionais e de avaliação a serem abordadas. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura sobre os currículos baseados em competência e uma análise dos documentos elaborados por associações, sociedades e entidades profissionais. Em seguida foi realizado um curso de formação docente para os preceptores do PRMFC, com discussões sobre as bases teóricas do currículo baseado em competência; metodologias ativas de aprendizagem; planejamento e condução de estratégias e atividades educacionais; e avaliação da aprendizagem. Após a capacitação foram realizadas oficinas de desenvolvimento de uma matriz de macrocompetências. Esta trabalho traz como produtos a capacitação de 12 preceptores do PRMFC e a construção de uma matriz de macrocompetências. Certamente irá para favorecer o processo de ensino-aprendizagem nos dois anos de programa, avaliando as competências dos residentes no final do curso, o que garante para a sociedade um profissional apto para desenvolver as suas ações. Com um currículo baseado em competências necessárias para MFC e APS desejamos reorientar os processos de ensino-aprendizagem dos residentes e preceptores para qualificar a prática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MPSF - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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