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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1090
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rodrigues, Lea Carvalho | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Abda de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-10T11:06:37Z | - |
dc.date.available | 2011-11-10T11:06:37Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Abda de Souza. Cosmologias do rock em Fortaleza. 2008. 124f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1090 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Heavy metal - Aspectos sociais - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Fãs de heavy metal - Fortaleza(CE) - Usos e costumes | pt_BR |
dc.subject | Música e juventude - Aspectos sociais - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Grupos de rock - Aspectos sociais - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Músicos de rock -Aspectos sociais - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Cidade,Juventude, Rituais | pt_BR |
dc.subject | Ciudad, Juventud y Rituales | pt_BR |
dc.title | Cosmologias do rock em Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo tomar os shows de rock, mais especificamente os shows de Metal, sob a perspectiva dos rituais a fim de identificar e compreender as diferentes linguagens que ordenam e expressam as cosmologias (partes que em conjunto formam um todo dotado de sentidos de acordo com o contexto no qual estão inseridos, Tambiah, 1985) que configuram os referidos shows em determinados espaços na cidade. Do ponto de vista conceitual, algumas definições podem ser consideradas a fim de que compreendamos porquê os shows de Metal podem ser analisados sob a perspectiva dos rituais. Vejamos: a) é algo ordenado, sistemático, cuja lógica obedece a certos princípios em sintonia com o universo do Rock e o contexto social; b) o show se apresenta como um momento de diferenciação das atividades cotidianas e onde se compartilha assuntos de interesses comuns no que se refere a bandas, músicos, instrumentos; c) é um momento de encontros, trocas simbólicas e materiais, circulação e efetivação de espaços; d) e revelam os mecanismos de aceitação e de conflitos inerentes ao universo no qual os participantes seja organizados como banda ou platéia, estão inseridos. Os shows são protagonizados por grupos juvenis e que se denominam metaleiros/metalheads/headbangers, cujo significado é batedores de cabeça. Além disso, esses eventos configuram-se e realizam-se seguindo os princípios da filosofia denominada por eles underground,ou seja, orientam-se pela idéia “faça você mesmo” independente de patrocinadores, apoios institucionais públicos e/ou privados, seguindo uma lógica de mercado diferenciada da difundida pela “cultura de massa”; ainda que em certos ocasiões, na busca por espaços, apoios financeiros para a realização dos eventos, como também nas formas de divulgação e difusão dos trabalhos produzidos pelas bandas e consumidos pela platéia e por outras bandas ligadas ao estilo, recorram às formas de organização, produção, difusão e distribuição características da indústria cultural para o estabelecimento de trocas simbólicas, materiais e novos laços de sociabilidade, o que provoca, na maioria das vezes, um enriquecimento cultural por meio desses contatos, embora antagonismos de interesses venham a surgir. Entre as questões que esta proposta pretende responder, indago se os shows de rock contribuem ou não para o fortalecimento e diferenciação dos “metaleiros” em relação a outros agrupamentos que se ligam à música. E mais, que significados os shows expressam para os participantes e se esses significados permitem repensar as dinâmicas juvenis e mudanças culturais na contemporaneidade. O interesse por esse campo empírico advém de minhas experiências com pesquisa desde 2002, quando então, dediquei-me aos estudos de grupos e manifestações juvenis que se utilizam da música do Rock e do corpo como instrumentos para contarem a si mesmos e aos “outros” suas estórias (Geertz,1978) focando sempre os mecanismos de aceitação e de conflitos inerentes ao universo no qual estão inseridos. Os caminhos traçados por esta pesquisa se utilizaram da observação de palco e platéia, entrevistas realizadas entre os jovens "metaleiros", sites, jornais e revistas referentes aos shows. | pt_BR |
dc.title.en | Cosmologías de rock en Fortaleza | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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