Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10871
Tipo: Dissertação
Título : Imobilização do complexo cis-[RuIICl2(dppb)(bpy)] na matriz sólida SBA-15: desenvolvimento de novos materiais
Título en inglés: cis-[RuIICl2(dppb)(bipy)]cis complex immobilized in SBA-15: development of new materials
Autor : Oliveira, Aldenor Souza de
Tutor: Sousa, Jackson Rodrigues de
Palabras clave : Catalisadores;Matrizes de sílica
Fecha de publicación : 2013
Citación : OLIVEIRA, A. S.; SOUSA, J. R. (2013)
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho foi realizado com o objetivo principal de acrescentar informações científicas sobre a imobilização de complexos metálicos em matrizes sólidas, propondo uma ligação covalente entre o complexo cis-[RuIICl2(dppb)(bipy)] e a matriz sólida mesoporosa Santa Bárbara Amorphus (SBA-15). Para a imobilização do complexo por ligação covalente, utilizou-se como estratégia o “Grafting”(encherto) da matriz sólida com grupos bipiridinícos, a partir da reação entre o agente sililante 3-aminopropiltrietóxisilano(3-APTES), o ligante 4,4’- (clorocarbonil)-2,2’-bipiridina(Cl-bpy) e a matriz SBA-15, obtendo-se o sólido SBA-4,4’-bis(clorocarbonil)-2,2’-bipiridina-bis[(3-trietoxisililpropil)amida](SBA-bpy). Posteriormente, o complexo [RuIICl2(dppb)PPh3] foi adicionado ao composto SBA-bpy obtendo-se o novo sólido SBA-[RuIICl2(dppb)(bpy)] (SBA-bpy-RuCl). O novo composto sintetizado foi submetido à técnicas de caracterização espectroscópicas, termogravimétricas, adsorção e desorção de N2 e estudo eletroquímico. Os resultados de FTIR, apresentam indício da ligação entre o agente sililante 3-APTES e o ligante Cl-bpy, e, os espectros de 29Si-CP/NMR- MAS e 13C-CP/NMR- MAS confirmam a interação química entre as espécies SBA-15, 3-APTES e Cl-bpy bem como a formação da espécie SBA-bpy-RuCl. Os espectros de UV-vís e o estudo eletroquímico apresentam sinais da formação do complexo [RuIICl2(dppb)(bpy)] e os resultados de BET confirmam a presença deste complexo no interior da matriz sólida. A reatividade do complexo imobilizado foi inicialmente verificada com a utilização das moléculas de prova NCS- e CO para obter as espécies SBA-bpy-RuNCS e SBA-bpy-RuCO. A interação destas moléculas mostra a disponibilidade de sítios ativos no centro metálico do complexo imobilizado, propriedade esta que é fundamental para a manutenção da atividade catalítica do complexo, bem como a possibilidade da obtenção de novos compostos e da captura de gases nocívos, tais como o CO.
Descripción : OLIVEIRA, A. S. Imobilização do complexo cis-[RuIICl2(dppb)(bpy)] na matriz sólida SBA-15: desenvolvimento de novos materiais. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Química Inorgânica) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10871
Aparece en las colecciones: DQOI - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_dis_asoliveira.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.