Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1066
Tipo: Tese
Título: Ensaios empíricos sob a análise de identificação parcial e sensibilidade na educação brasileira
Autor(es): Costa, Leandro Oliveira
Orientador: Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Palavras-chave: Educação
Data do documento: 2010
Citação: COSTA, Leandro Oliveira. Ensaios empíricos sob a análise de identificação parcial e sensibilidade na educação brasileira. 2010. 97f. Tese (Doutorado em Economia) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: Esta tese reúne dois ensaios empíricos utilizando as metodologias de Análise de Sensibilidade e de Identificação Parcial sobre a relação de causalidade de intervenções de relevante importância na educação brasileira. Essas análises são importantes ferramentas, pouco ou nunca utilizadas na literatura brasileira, para investigar a veracidade das questionáveis suposições utilizadas na difundida metodologia de Pareamento no Escore de Propensão. No primeiro capítulo é ampliada a pesquisa sobre a diferença no desempenho dos alunos das escolas públicas e privadas com a análise de Identificação Parcial. Proposta inicialmente em Manski (1989), essa metodologia possibilita questionar as hipóteses normalmente utilizadas nos modelos estatísticos e econométricos que conferem o sistema privado de ensino como o mais eficiente. No segundo capítulo investiga-se o efeito da estabilidade dos professores de escolas públicas sobre a qualidade do ensino. Com o objetivo de contribuir com a pesquisa brasileira que investiga as características do professor que afetam o desempenho dos alunos, inserindo um fator não pecuniário determinante na contratação de profissionais qualificados. Adicionalmente, foi investigado a robustez das estimativas a partir da Análise de Sensibilidade proposta por Rosenbaum e Rubin (1983). Os resultados revelam para a sobreestimação do efeito positivo da escola privada nos estudos sobre o sistema de ensino brasileiro e o significativo impacto da condição de estabilidade dos professores sobre a qualidade do ensino em escolas públicas.
Abstract: This thesis brings two empirical studies using the methodologies of Sensitivity Analysis and Partial Identification on the causality of interventions of relevant importance to Brazilian education. These analyses are important tools, few times or never used in Brazilian literature, to investigate the questionable veracity of the assumptions used in the widespread Propensity Score Matching methodology. The first chapter expands the research on the performance gap between students from public and private schools with an analysis of Partial Identification. Proposed initially at Manski (1989), this methodology allows to question the assumptions commonly used in statistical and econometric models that points the private school system as more efficient. The second chapter investigates the effect of teacher’s stability on teaching quality. The goal is contributes to the Brazilian research on the characteristics of the teacher that affect student performance, inserting a nonmonetary factor related to hiring qualified professionals. Additionally, the estimative robustness will be verified by the Sensitivity Analysis proposed by Rosenbaum and Rubin (1983). The results indicate an overestimation of the positive effect of private school in studies of the Brazilian educational system and the significant impact of the stability condition of teachers on the quality of teaching in public schools.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1066
Aparece nas coleções:CAEN - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tese_locosta.pdf357,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.