Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Clemilda dos Santos-
dc.contributor.authorSoares, José Marques-
dc.contributor.authorVieira, Izalete-
dc.contributor.authorPinheiro, Kátia Lucy-
dc.contributor.authorOliveira, David Viana de-
dc.contributor.authorMendonça, Marina Alves de-
dc.contributor.authorCampos, Amon-
dc.date.accessioned2014-12-17T15:01:28Z-
dc.date.available2014-12-17T15:01:28Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10309-
dc.description.abstractAccess to information and knowledge is essential in contemporaneous society, mainly in the academic environment; however this access is not an easy task, especially for people with disabilities. In the case of deaf people, the difficulty rests on the access to information and communication. Regarding this context, videos in Br azilian Sign Language (LIBRAS) concerning the information about the service offere d by the Library System of Universidade Federal do Ceará (UFC) were developed, aiming to promote accessibility of information and communication for the production of knowledge to th e deaf community which uses the system. This work involved different sectors of the university: the Library System, the Undergraduate Course in Literature/LIBRAS and the Teleinformatic Engineering Department. To develop the device, videos were recorded using low-resolution cameras and then converted to flash format, the dominant standard format for video on the internet. The videos contain the translation into Brazilian Sign Language of presentations (slide) in powerpoint format containing informational content. This work intends to increase the use of services offered by the Library System of Universidade Federal do Ceará by users with deafness, and also disseminate the Brazilian Sign Language knowledge in the academic environment, providing greater accessibility of information and communication to those users and thus facilitate acquisition and production of knowledge. In this context, the production of accessible informational contents is a necessity to meet deaf people informational demand, having information and communication technologies as fundamental allies in contemporaneity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_434.pdf-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectBiblioteca Universitáriapt_BR
dc.subjectComunidade Surdapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informaçãopt_BR
dc.titleBiblioteca Universitária e comunidade surda: uma proposta de acessibilidade à informaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO acesso a informação e ao conhecimento é indispensável na sociedade contemporânea, principalmente no ambiente acadêmico, entretanto esse acesso não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente para pessoas com deficiência. No caso de pessoas surdas a dificuldade reside no acesso à informação e comunicação. Considerando essa realidade, foram desenvolvidos vídeos em Libras acerca de informações sobre os serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC), objetivando promover acessibilidade de informação e comunicação para a produção de conhecimento à comunidade surda usuária do sistema. Este trabalho envolveu diferentes setores da universidade: o Sistema de Bibliotecas, o Curso de Graduação em Letras-Libras e o Departamento de Engenharia de Teleinformática. Para o desenvolvimento da ferramenta, foram gravados vídeos com o uso de câmeras de baixa resolução e, posteriormente, convertidos ao formato flash, padrão dominante para vídeos na web, os vídeos contém a tradução em libras de apresentações (slides) em powerpoint contendo conteúdo informacionais. Pretende-se com esse trabalho aumentar o uso dos serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFC por parte dos usuários com surdez, como também divulgar o conhecimento das Libras no meio acadêmico, proporcionando maior acessibilidade de informação e comunicação a esses usuários, e conseguintemente facilitar a obtenção e produção do conhecimento. Neste contexto a produção de conteúdos informacionais acessíveis se constitui uma necessidade para atender a demanda informacional de pessoas surdas, tendo nas tecnologias de informação e comunicação aliadas indispensáveis na contemporaneidade.pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_cdssousaetal.pdf223,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.