Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10237
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Gestão participativa: O caso das comissões especializadas de estudo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará - UFC |
Autor(es): | Bezerra, Neiliane Alves Mesquita, Margareth de Figueiredo Nogueira Sousa, Maria Marlene Rocha de Barrocas, Amélia Landim Lima, Alberto Sampaio |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento;Processos e ferramentas;Biblioteca Universitária;Trabalho em equipe |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads/trabalhos/457-2299.pdf |
Citação: | BEZERRA, Neiliane Alves et al. Gestão participativa: O caso das comissões especializadas de estudo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará - UFC. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. [Anais eletrônicos]... Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads/trabalhos/457-2299.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2014. |
Resumo: | Nesta pesquisa, abordou-se a gestão participativa e a aprendizagem organizacional como estratégias de gestão para melhorar a qualidade no atendimento aos serviços e produtos nas empresas do setor público e do privado. Este artigo apresenta o resultado da avaliação das Comissões Especializadas de Estudo (CEES) o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (SB/UFC) acerca da participação das mesmas na tomada de decisão gerencial, bem como um instrumento para capacitar a aprendizagem organizacional. Considera-se a criação das CEES uma estratégia bem sucedida para gerar conhecimento organizacional, motivar a participação no processo decisório, despertar o sentimento de comprometimento com a missão e metas da instituição. A pesquisa realizada foi do tipo exploratória e utilizou como instrumento para a coleta de informações, a pesquisa documentária e o questionário eletrônico, aplicados aos membros das comissões. Após o estudo, revelou-se que as CEES são espaços de diálogos que fornecem as informações que ajudam nas tomadas de decisão e, consequentemente, contribuem para o aprimoramento da qualidade dos produtos e serviços ofertados a sua clientela. |
Abstract: | The present article is centered in the thematic one of the management of the university library with focus in the participatory management and has as research object the Comissões Especializadas de Estudos (CEES) of the Sistema de Bibliotecas of the Universidade Federal do Ceará (SB/UFC), created with the intention to generate organizacional knowledge, to motivate the participation in the power to decide process and to awake the feeling of commitment with the mission and goals of the organization. The objective of the research was to know the opinion of the members of the CEES concerning the participation in the quarrel processes and taking of decision that occur in the meetings of each commission. The research is of the exploratory type and used as instrument for the collection of information the documentary research and the electronic questionnaire, applied to the members of the commissions. After this study, one showed that the commissions work in a climate of informality, participation and taking of decisions consensus. Moreover, capacity to know to hear with attention, civilized divergences, opened communication, shared leadership and well defined attributions are evidenced in the research as positive. However, the commissions need to improve how much to the diversity of integrant, the relation with the academic community and the self-evaluation. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10237 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | BU - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_nabezerra.pdf | 436,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.