Mostrando resultados 1 a 20 de 29
Próximo >
Data do documento | Título | Autor(es) | Tipo |
2014 | A análise da expressão convencional cabra sob a perspectiva da teoria dos modelos cognitivos idealizados | Cavalcanti, Fernanda Carneiro | Tese |
2006 | Uma análise de verbos frasais em on e off, à luz da lingüística cognitiva | Muniz, Mário Junglas | Dissertação |
2007 | Argumentação e metáfora: uma aproximação entre a TAL e a Lingüística Cognitiva | Valério, Yvantelmack Dantas | Dissertação |
2010 | Breaking down and building up: metáforas conceituais e ensino/aprendizagem de verbos de duas ou mais palavras | Hodgson, Elaine Carvalho Chaves | Tese |
2002 | Categorização semântica: uma retrospectiva de teorias e pesquisa | Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de | Artigo de Periódico |
2003 | Compreensão de textos argumentativos por leitores do ensino fundamental | Sousa, Antonia Valdelice de | Dissertação |
2009 | Compreensão de textos narrativos e argumentativos dialógicos por leitores do ensino fundamental | Sousa, Antonia Valdelice de | Tese |
2011 | A conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados: percorrendo veredas entre mente e linguagem dos alunos da Educação Básica. | Barreto, Dulcilene Rodrigues da Silva | Dissertação |
2001 | A conversação de pessoas com transtornos mentais: um estudo dos turnos conversacionais, dos marcadores e do fenômeno da relevância | Santos, Letícia Adriana Pires Ferreira dos | Dissertação |
1997 | Definições populares e a formação de conceitos | Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de | Artigo de Periódico |
2012 | A emergência de metáforas na fala sobre violência urbana: uma análise cognitivo-discursiva | Lima, João Paulo Rodrigues de | Dissertação |
2013 | Emergência de metáforas sistemáticas na conceitualização de violência escolar por professores da Educação Básica em Fortaleza- CE | Sá, Kleiane Bezerra de | Dissertação |
2014 | Emergência de metáforas sistemáticas na fala de mulheres vítimas diretas de violência doméstica: uma análise cognitivo-discursiva | Carneiro, Monica Fontenelle | Tese |
2001 | Escolhas categorizacionais em crianças de três a sete anos: o que revelam suas justificativas? | Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de | Artigo de Periódico |
2013 | Espaços e atratores: estratégias de categorização na emergência de interferências sobre a conceitualização de violência | Almeida Júnior, Antenor Teixeira de | Tese |
2002 | Estratégias de compreensão leitora por alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Fortaleza | Almeida Júnior, Antenor Teixeira de | Dissertação |
2008 | Formação conceitual à luz das teorias de Vygotsky e Nelson | Mesquita, Kelcilene Vírgilio Silva de | Dissertação |
2004 | Marcas de argumentação nas produções escritas por leitores do ensino fundamental | Sousa, Antonia Valdelice de; Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de; Soares, Maria Elias | Artigo de Evento |
2007 | Metaforização textual: a construção discursiva do sentido metafórico no texto | Leite, Ricardo Lopes | Tese |
2010 | Metáfora e cognição corpórea | Gibbs, Raymond; Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de | Artigo de Periódico |