Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9983
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSoares, Ricardo Brito-
dc.contributor.authorPereira, Francisco Sérgio Rodrigues-
dc.date.accessioned2014-11-26T19:36:06Z-
dc.date.available2014-11-26T19:36:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPEREIRA, Francisco Sérgio Rodrigues. Existe efeito do cinturão digital na qualidade do acesso à internet nas escolas públicas estaduais do Ceará : uma análise sobre a percepção dos diretores . 2014. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9983-
dc.description.abstractDigital Belt design of Ceará (CDC) is an initiative of the local government, in partnership with the Ministry of science, technology and innovation (MCTI), to provide high-speed internet, with quality, aiming to universalize the access to information. This work aims to analyze whether there is Digital belt effect on the quality of internet access in public schools State of Ceará. This measure of quality is defined by perceptions of Directors, drawn from socio-economic questionnaires contained in Brazil (INEP) relating to periods of 2009 (before the project), and 2011 (after implementation of the CDC). As not all schools were benefited by the CDC, it has been possible to employ the method of differences in differences, to assess the results and impacts caused by the project. It was found by descriptive statistics that the directors of the schools benefited realized an improvement absolute and relative quality of internet access for use of the student use. The differential in favour of these was 7.4 percentage points in the medium. In estimated logit model, however, the positive differential in favour of schools benefited was not statistically significant, causing the impact results are not robust.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCinturão digitalpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleExiste efeito do cinturão digital na qualidade do acesso à internet nas escolas públicas estaduais do Ceará ? uma análise sobre a percepção dos diretorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Projeto Cinturão Digital do Ceará (CDC) é uma iniciativa do Governo local, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para prover internet de alta velocidade, com qualidade, objetivando universalizar o acesso à informação. Este trabalho objetiva analisar se existe efeito do Cinturão Digital quanto à qualidade do acesso à internet nas escolas públicas estaduais do Ceará. Esta medida de qualidade é definida pelas percepções dos diretores, extraídas dos questionários socioeconômicos contidos na Prova Brasil (INEP) referentes aos períodos de 2009 (antes do projeto), e de 2011 (após a implementação do CDC). Como nem todas as escolas foram beneficiadas pelo CDC, foi possível empregar o método de diferenças em diferenças, para avaliar os resultados e impactos ocasionados pelo projeto. Verificou-se pela estatística descritiva que os diretores das escolas beneficiadas perceberam uma melhora absoluta e relativa quanto à qualidade do acesso à internet para uso dos alunos. O diferencial em favor destas foi de 7,4 pontos percentuais nas médias. No entanto, no modelo logit estimado, o diferencial positivo a favor das escolas beneficiadas não foi estatisticamente significante, fazendo com que os resultados de impacto não sejam robustos.pt_BR
Aparece en las colecciones: PEP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_dissert_fsrpereira.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.