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dc.contributor.advisorJorge Neto, Paulo de Melo-
dc.contributor.authorSilva, Antonio César Pinheiro da-
dc.date.accessioned2014-11-26T18:55:09Z-
dc.date.available2014-11-26T18:55:09Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, Antonio César Pinheiro da. Análise das exportações de amêndoas de castanha de caju pelas empresas beneficiadoras cearenses no período de 2007 a 2011. 2014. 51f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9979-
dc.description.abstractThe sales of cashew nut from Ceará to the world represents around 70% of the market exports of almonds from Brazil and around 20% of what is consumed in the world. They are mainly exported to the US market. Given the great representability of the local market in national and international scenarios and the recent loss of market share due to the emergence of strong competitors, this work seek to estimate how the local producers of cashew nut react to determined variables group. We estimated one offer equation for the producing sector using the two stages least square (2SLS). Besides price and quantity, a group of control variables were collected, and when inserted in the estimated equation they can make some simultaneity with the sales destined to the foreign market. Knowing this, the two stages least square (2SLS) was the method chosen to eliminate identification problems and get estimations to correct possible remaining bias of simultaneity. This work evidences that the price did not show significance of 5%, possibly to be determined by the international market, and so, it is beyond the domain of the Ceará`s producers as this one acts as a price taker. It shows also that the coin rates, energy , the US crysis started in 2008 and the available US earnings represents 1% significance and signs awaited in the offer curve.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.titleAnálise das exportações de amêndoas de castanha de caju pelas empresas beneficiadoras cearenses no período de 2007 A 2011pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs vendas de castanha de caju do Ceará para o exterior representam cerca de 70% das exportações do mercado de amêndoas do Brasil. As amêndoas são exportadas principalmente para o mercado dos Estados Unidos da América. A despeito disso, nota-se que o total da parcela das vendas do produto no Ceará que atendem o mercado externo representa cerca de 20% do que é consumido no resto do mundo. Dada a grande representatividade do mercado local nos cenários nacional e internacional e a recente perda de participação frente ao surgimento de fortes concorrentes, este trabalho busca estimar como os beneficiadores de castanha local reagem a determinados conjuntos de variáveis. Assim, estimamos uma equação de oferta para o setor beneficiador de castanhas de caju do Ceará. Além de preço e quantidade, foi coletado um conjunto de variáveis de controle que quando inseridos na equação estimada podem fazer com que persista alguma simultaneidade com as vendas cujo destino é o mercado exportador. Dessa forma, o método dos Mínimos Quadrados em Dois Estágios (MQ2E) foi escolhido para eliminar problema de identificação e obter estimativas consistentes para a oferta, por corrigir possíveis vieses de simultaneidade. Este trabalho evidencia que o preço não apresentou significância a 5%, possivelmente por ser determinado no mercado internacional e, portanto, foge ao domínio dos beneficiadores cearenses, os quais se comportam como tomadores de preço.Demonstra ainda que o câmbio, a energia, a crise econômica dos Estados Unidos da América iniciada em 2008 e a renda disponível americana apresentaram significância a 1% e sinais esperados na curva de oferta.pt_BR
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

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