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dc.contributor.authorCarvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de-
dc.date.accessioned2014-11-14T11:41:18Z-
dc.date.available2014-11-14T11:41:18Z-
dc.date.issued1977-
dc.identifier.citationCarvalho, R. M. V. A. (1977)pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9784-
dc.descriptionCARVALHO, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de. A ideologia dos romeiros nordestinos na literatura de cordel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.8, n.1/2, 1977, p.107-142.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRomeiros nordestinospt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.titleA ideologia dos romeiros nordestinos na literatura de cordelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO conceito de ideologia que utilizamos refere-se à forma como são representadas na consciência dos homens, o conjunto das relações sociais concretas que se estabelecem entre eles. Consideramos ainda que estas relações sociais são determinadas pelas posições que os mesmos assumem no sistema de produção das condições materiais de existência e que definem portanto as dimensões de dominação-subordinação a que estão submetidos. O fenômeno ideológico se constitui assim uma "visão do mundo" através de uma janela que pode ser mais ou menos estreita, permitindo um acesso maior ou menor às contradições reais da estrutura social. As condições históricas de dominação são os fatores que condicionam a amplitude desta "janela" e portanto as possibilidades de emergência de uma "consciência crítica". Por outro lado, toda ideologia é uma tentativa de conceptualizar de forma coerente os problemas reais vividos pelos sujeitos, corresponde à tentativa de responder às tensões geradas na praxis, não sendo, portanto, uma "construção arbitrária A adesão coletiva a uma proposta ideológica não ocorre sem uma correspondência aos anseios e frustrações partilhados pelos que se movem no espaço social de dominados. O objetivo central deste trabalho é exatamente tentar captar a "lógica" de uma "forma de consciência" ainda vigente nas camadas rurais dos pobres do Nordeste e que se caracteriza pela mobilização em torno de um líder, que é percebido ou se anuncia como um Redentor, e cujos poderes e recursos evocados para a "transformação profetizada" são de ordem sobrenatural...pt_BR
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