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dc.contributor.authorFrota, Lélia Coelho-
dc.date.accessioned2014-11-14T11:12:50Z-
dc.date.available2014-11-14T11:12:50Z-
dc.date.issued1977-
dc.identifier.citationFROTA, Lélia Coelho. Liminaridade da obra de Francisco da Silva face aos modos “normais" da criação artística no Brasil. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 8, n. 1/2, p. 205-217, 1977.pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9782-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectArtes primitivaspt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.titleLiminaridade da obra de Francisco da Silva face aos modos “normais" da criação artística no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs especulações relativas à criatividade de conotação popular, ou a ela recorrente, tornam, como é notório, especialmente difícil e delicada uma primeira conceituação destas manifestações artísticas. Começando por aqueles indivíduos que, fora da norma culta da nossa sociedade, e geralmente egressos da cultura dita popular, respondem às solicitações do existir com carga criadora excepcional, analisaremos a produção e o comportamento social dos artistas chamados "primitivos". Estes artistas, que refletem em sua obra elementos da cultura material e espiritual dos grupos em que tiveram origem, não devem entretanto ser confundidos com o artista popular, que exerce o seu ofício, como observa Jean Cuisenier, através da aprendizagem por uma hierarquia. Este último desconhece implicações de originalidade e gratuidade em arte, conforme as entendemos. O "primitivo", proveniente em geral de estratos populares, olha com uma visão altamente pessoal através da cultura que recebeu, mas deslocando-se desta, e difere do artista erudito por não ter um conceito intelectual da arte a da natureza formado por valores elitistas da civilização ocidental...pt_BR
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