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dc.contributor.advisorCarvalho Júnior, José Raimundo de Araújo-
dc.contributor.authorSampaio Neto, Humberto da Veiga-
dc.date.accessioned2011-10-28T20:25:10Z-
dc.date.available2011-10-28T20:25:10Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSAMPAIO NETO, Humberto da Veiga. Remuneração variável: uma análise econométrica com dados em painel. Fortaleza: CAEN/UFC, 2006. Dissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/971-
dc.description.abstractThis research work has as main objective to propose an econometrical model with panel data, validated by empirical analysis, to identify the impacts in the results of the company, after the implementation of an ample salesforce compensation program. Additionally, is intended to identify if the different social-economic profiles of the employees can bring different results with the implantation of the program. The analysis is based on a change in the wage structure of the salesforce occurred in the company in 2005. This "natural experiment" was basic for the econometrical analysis, with macroeconomic, microeconomic and social-economic variables and the introduction of the program. To the end of the empirical study, being based on research carried through in authors as Ehrenberg (2000), Robert Milgrom (1992), Misra (2005), Coughlan (1989), Lazear (2000), Basu (1985) and in the J. Macedo S/A, the main objective was achieved, in other words, it was demonstrated that the implementation of the new compensation model brought a strong positive result on the volume sold. The estimation of the coefficient of the dummy variable, representative of the implementation of the program, evidenced, with high statistic significance degree, a monthly increase of 32.8 tons in the average of the amount sold for salesman.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.titleRemuneração variável: uma análise econométrica com dados em painelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho de pesquisa tem como principal objetivo propor um modelo econométrico com dados em painel, validado por análise empírica, para identificar os impactos nos resultados da empresa após a implementação de um amplo programa de remuneração variável. Adicionalmente, pretende-se identificar se os diferentes perfis sócio-econômicos dos empregados podem trazer resultados diferentes com a implantação do programa. A análise é baseada em uma mudança na estrutura salarial de toda a equipe de vendas ocorrida na empresa em 2005. Esse “experimento natural” foi fundamental para a análise econométrica, com variáveis macroeconômicas, microeconômicas, sócio-econômicas e a introdução da remuneração variável. Ao final do estudo empírico, baseando-se em pesquisa realizada em autores como Ehrenberg (2000), Robert Milgrom (1992), Misra (2005), Coughlan (1989), Lazear (2000), Basu (1985) e na J. Macedo S/A, o objetivo principal foi atendido, ou seja, foi demonstrado que a implementação do novo modelo de remuneração variável trouxe um resultado bastante positivo sobre o volume vendido na empresa. A estimação do coeficiente da variável dummy representativa da implementação do programa constatou, com alto grau de significância estatística, um aumento mensal de 32,8 toneladas na média da quantidade vendida por vendedorpt_BR
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