Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9714
Título: Igreja: discurso e ação pastoral (Análise da reflexão religiosa sobre a questão urbana)
Autor(es): Barreira, Irlys Alencar Firmo
Palavras-chave: Religião
Questão urbana
Ação pastoral
Família
Data do documento: 1981
Editor: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: Barreira, I. A. F. (1981/1982)
Resumo: O objetivo deste artigo é ver como se constitui o discurso religioso a respeito da questão urbana e como esse discurso se materializa em práticas institucionais levadas a efeito pelas comunidades de base. Nossa reflexão tomará por base as seguintes questões: - Como se dá o processo de constituição do discurso religioso sobre a questão urbana (quais os conceitos básicos formulados e como eles se inter-relacionam)? 2 - Quais os elementos que informam o discurso religioso, ou seja, como o discurso religioso apropria-se de conceitos de outras instâncias discursivas, mais especificamente a sociologia marxista? 3 - Como se processa a transmissão do discurso através das práticas pastorais na periferia urbana? 4 - Qual a proposta da Igreja para a política urbana e quais os pontos de convergência com outras propostas vigentes na sociedade brasileira? A amplitude das questões não implica que elas se esgotem aqui neste trabalho e por esse motivo algumas delas poderão ser tratadas em nível superficial. Tomamos como referência fundamental para este trabalho: o documento publicado na 20.ª Assembleia Geral da CNBB sobre solo urbano e ação pastoral; a cartilha popular elaborada para a divulgação desse documento e algumas publicações da CNBB sobre o programa de pastoral urbana. Será enfatizada também minha experiência pessoal de assessoria junto às pastorais da periferia de Fortaleza e participante junto a outros sociólogos da discussão com os bispos do Ceará do documento Solo urbano e ação pastoral, base de preparação da 20.ª Assembleia Geral da CNBB. A validade de tomar a interpretação da Igreja sobre a questão urbana como algo unitário merece reflexão. Seria o documento da CNBB representativo do conjunto da Igreja? Até que ponto a unidade de pronunciamentos expressa apenas a representação que a Igreja faz de si para o público? Se essa dúvida é válida para o conjunto da Igreja será mais ainda para o Nordeste onde a convivência de grupos comprometidos com a teologia de libertação e grupos portadores de uma prática mais tradicional é um fato patente...
Descrição: BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Igreja: discurso e ação pastoral (Análise da reflexão religiosa sobre a questão urbana). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.12/13, n.1/2, 1981/1982, p.45-62.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9714
Tipo: Artigo de Periódico
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_iafbarreira.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.