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dc.contributor.authorRibeiro, René-
dc.date.accessioned2014-11-10T15:41:11Z-
dc.date.available2014-11-10T15:41:11Z-
dc.date.issued1983-
dc.identifier.citationRIBEIRO, René. Tempo de experiência. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 14/15, n. 1/2, p. 83-100, 1983/1984.pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9693-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarcisismo e etnocentrismopt_BR
dc.subjectPesquisaspt_BR
dc.subjectIdealismo e absolutismopt_BR
dc.subjectCientista socialpt_BR
dc.titleTempo de experiênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs grandes riscos do falar em si, são o narcisismo e o etnocentrismo. Cada um procura vender sua própria imagem e sua verdade a qualquer preço. O cientista social parece-nos especialmente vulnerável, visto como, em suas indagações e consequentes avaliações, para ser equânime, ele tem que levar em conta seus juízos particulares cognitivos, estéticos e morais, possivelmente influenciados ou pelo idealismo (encaminhador para tantas utopias) ou pelo absolutismo (excludente da diversidade cultural), ou ainda pelo relativismo (especialmente da modalidade à outrance do "tudo depende de como se veja", ou então, "em Roma com os romanos"). O empirista racionalista, pode à vista disso, derivar para um ceticismo empírico, e quando anti-relativista, somente pensar ser derrotado "se colocarem a moral além da cultura e o saber além de uma e outra" - como quer Clifford Geertz.pt_BR
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