Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9679
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardoso, Daniel Ribeiro-
dc.contributor.authorEymar, Pedro-
dc.contributor.authorRomcy, Neliza Maria e Silva-
dc.contributor.authorBrandão, Ianna-
dc.date.accessioned2014-11-07T20:50:16Z-
dc.date.available2014-11-07T20:50:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCARDOSO, D. R. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9679-
dc.descriptionROMCY, N. M. E. S.; CARDOSO, D. R.; COSTA, P. E. B.; BRANDÃO, I. Novos experimentos no ensino da geometria descritiva usando os meios digitais de representação como referência. In: XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA E DESENHO TÉCNICO E X INTERNACIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESINGN, v. 1, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Graphica 2013: Expressão gráfica - tecnologia arte e inovação, UFSC, 2013.pt_BR
dc.description.abstractExperience in teaching Descriptive Geometry demonstrates difficulties related to three-dimensional visualization, reduced workload and the use of traditional techniques. The development of computer-aided design also required changes in traditional geometry representation due to the spatial construction of virtual three-dimensional models. In this context, the opportunity to review the discipline of Descriptive Geometry was perceived through the new Education Policy Program, recently implemented in the Architecture and Urbanism course, as well as the creation of the Design course. This article aims to contribute to the teaching of the discipline, through new experiments on the Mongean Method, in order to make it nearest to the perception of space from the perspective of the observer, which increases its understanding. Thus, the study intends to enhance the communication with the current virtual environments for design and representation, and emphasize that the Descriptive Geometry must be addressed as an instrument for perception and representation of three-dimensional space, not an isolated subject.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGraphica 13pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeometria descritivapt_BR
dc.subjectMétodo mongeanopt_BR
dc.subjectCADpt_BR
dc.titleNovos experimentos no ensino da geometria descritiva usando os meios digitais de representação como referênciapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA experiência no ensino da Geometria Descritiva revela dificuldades relacionadas à visualização tridimensional, à carga horária reduzida, à falta de contato prévio com os conceitos da disciplina e ao uso de técnicas tradicionais. Com o desenvolvimento do desenho auxiliado por computador, alterações na forma de visualizar as projeções pelo posicionamento do observador também se fizeram necessárias. Nesse contexto, percebeu-se a oportunidade de revisar a disciplina de Geometria Descritiva com a mudança de Programa Político Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo, assim como a criação do curso de Design. O presente artigo tem por objetivo apresentar as reflexões estudadas sobre os conceitos tradicionais do Método Mongeano e sua introdução no curso de Design. Assim, pretende-se contribuir para o ensino da disciplina através de novos experimentos junto ao Método Mongeano, que o torna mais próximo do processo de percepção do espaço a partir da visão do observador, requer um menor nível de abstração e facilita sua compreensão. Soma-se, ainda, uma maior comunicação com os atuais ambientes virtuais de representação e a ênfase de ensinar a Geometria Descritiva como um instrumento de percepção e representação do espaço tridimensional, não como fim.pt_BR
Appears in Collections:DAU - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_drcardoso.pdf349,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.