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dc.contributor.advisorAlencar, Frederico Augusto Gomes de-
dc.contributor.authorPereira Junior, João Batista-
dc.date.accessioned2014-10-31T14:36:26Z-
dc.date.available2014-10-31T14:36:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPEREIRA JÚNIOR, João Batista. Determinantes da probabilidade de atendimento de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor: uma análise econométrica do cadastro nacional de reclamações fundamentadas. 2014. 42f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9620-
dc.description.abstractThe present work promoted an analysis of the National Register of founded Complaints of the year 2011 (publication happened in 2012) whose base of data possesses 153.094 observations, which represent all of the complaints formulated in this period in consumer defense organs spreaded in all areas of the national territory. Logistic Regressions were performed in order to determine a probabilistic measure that reflects the possibilities of success to consumers' demands together the entities and organizations created for discussion and processing of demands. The proposed econometric model took into account sex and consumers' age group, the subject discussed in the processes, the geographical location where happened the complaint, besides the field of activity of the claimed suppliers. With the accomplished simulations, among other results, it was verified that the largest success chances on the national scene for females aged 31-40 years are for the demands that involve products (67.3%) and that the housing sector presented the lowest probability of celebrating conciliation between the parties (39.1%).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectRegressão logísticapt_BR
dc.titleDeterminantes da probabilidade de atendimento de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor: uma análise econométrica do cadastro nacional de reclamações fundamentadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho promoveu uma análise do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas do ano de 2011 (publicação ocorrida em 2012) cuja base de dados possui 153.094 observações, as quais representam todas as reclamações formuladas neste período nos órgãos de defesa do consumidor espalhados em todas as regiões do território nacional. Foram realizadas regressões logísticas de modo a determinar uma medida probabilística que retrata as possibilidades de êxito nas demandas dos consumidores junto às entidades e órgãos criados para a discussão e processamento das mesmas. O modelo econométrico proposto considerou sexo e faixa etária dos consumidores, o assunto discutido nos processos, a localização geográfica onde se deu a reclamação, além do ramo de atividade dos fornecedores reclamados. Com as simulações realizadas, entre outros resultados, constatou-se que as maiores chances de êxito no cenário nacional, para pessoas do sexo feminino na faixa etária de 31 a 40 anos, são para as demandas que envolvem produtos (67,3%) e que o setor de habitação apresentou a menor probabilidade de celebração de conciliação entre as partes (39,1%).pt_BR
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

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