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dc.contributor.advisorBenegas, Maurício-
dc.contributor.authorVasconcelos, Jean Rubens-
dc.date.accessioned2014-10-16T20:37:03Z-
dc.date.available2014-10-16T20:37:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Jean Rubens. Estimação da eficiência técnica dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Ceará: triênio 2010 – 2012. 2013. 67f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9486-
dc.description.abstractThis research will analyze the technical efficiency on academic master and doctorate courses offered by the Ceará Federal University in the years of 2010, 2011 and 2012, having as data base the indicators adopted by CAPES for the consolidation of its periodic evaluation prescribed by laws on post-graduate courses. As decision making tool, was chosen the mathematic technique of Data Envelopment Analysis – DEA, output oriented and under the perspectives of CCR and BBC models where every post-graduate program / course was considered a DMU. Comparing the inferences presented by both models, it could be observed a decreasing tendency of efficiency on courses throughout the investigation period, despite the input growth during this very same period, evidencing therefore, some discrepancies between the variants, mainly concerning academic specifications related to each DMU, also adding the lack of provision for doctoral courses in some study programs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação - Pós Graduaçãopt_BR
dc.titleEstimação da eficiência técnica dos cursos de Pós Graduação Strictu Sencu da Universidade Federal do Ceará: triênio 2010 – 2012pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisará a eficiência técnica dos cursos de mestrado acadêmico e de doutorado ofertados pela Universidade Federal do Ceará durante os anos de 2010, 2011 e 2012, tendo como base de dados os indicadores adotados pela CAPES para a consolidação de sua avaliação periódica dos cursos de pós-graduação prescrita em lei. Como ferramenta de decisão, optou-se pelo uso da técnica matemática da Análise Envoltória de Dados – DEA, com orientação ao produto e sob a perspectiva dos métodos CCR e BCC, onde cada curso ou programa de pós-graduação foi considerado uma DMU. No comparativo das inferências apresentadas pelos dois modelos, pode-se observar uma tendência de queda na eficiência dos cursos ao longo do período investigado, apesar da alavancagem na quantidade de insumos durante esse mesmo tempo, evidenciando, pois, algumas desproporções entre as variáveis, sobretudo no que concerne às especificidades acadêmicas inerentes a cada DMU, somadas ainda à ausência de oferta para os cursos de doutorado em alguns programas.pt_BR
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

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