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Tipo: Dissertação
Título : Modelos de simulação na análise antitruste: aplicação na fusão entre General Motors e PSA Peugeot Citroen
Autor : Lima, Jorge Facó Franklin de
Tutor: DeSouza, Sérgio Aquino
Palabras clave : Mercado automobilístico;Fusão;Lei antitruste;Eficiência econômica
Fecha de publicación : 2013
Citación : LIMA, Jorge Facó Franklin de. Modelos de simulação na análise antitruste: aplicação na fusão entre General Motors e PSA Peugeot Citroen. 2013. 46f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2013 .
Resumen en portugués brasileño: Esta dissertação apresenta uma análise de simulação de fusão no mercado brasileiro de automóveis. O objetivo central da análise é computar os efeitos da fusão entre a General Motors e a PSA Peugeot Citroën, após o anúncio da criação de uma Aliança Estratégica Global entre as duas empresas. Os resultados do equilíbrio pós-fusão são simulados pelo modelo PCAIDS (Proportionality-Calibrated Almost Ideal Demand System), proposto por Epstein e Rubinfeld (2002), que simula a fusão de duas empresas em um mercado oligopolizado. Os resultados do exercício de simulação confirmaram os aumentos esperados nos preços dos produtos. Este resultado é condizente com a expectativa de que as fusões implicam em aumentos de preços de mercado e, sem ganhos de eficiência econômica, podem impor perdas para os consumidores.
Abstract: This dissertation presents a simulation analysis of fusion in the Brazilian automobile. The central objective of the analysis is to compute the effects of the merger between General Motors and PSA Peugeot Citroën, after the announcement of the creation of a Global Strategic Alliance between the two companies. The results of the post-merger equilibrium are simulated PCAIDS (Proportionality-Calibrated Almost Ideal Demand System), proposed by Epstein and Rubinfeld (2002), which simulates the merger of two firms in an oligopoly market. The results of the simulation exercise confirmed the expected increases in product prices. This result is consistent with the expectation that mergers involve increases in market prices and without economic efficiency gains, impose losses for consumers.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9483
Aparece en las colecciones: PEP - Dissertações defendidas na UFC

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