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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9375
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Freitas, Nilson Almino de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T14:28:36Z | - |
dc.date.available | 2014-10-09T14:28:36Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Freitas, N. A. (2007) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0041-8862 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2318-4620 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9375 | - |
dc.description | FREITAS, Nilson Almino de. A “macho e fêmea” e a família: Luzia-homem e o sertão cearense. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 38, n. 2, 2007, p. 26-39. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper is a result of a exercise in sociological fiction which intends to analyze a novel by Domingos Olímpio (a Brazilian novelist), whose title is Luzia-homem , as a source to understand issues relating to the peculiar way how migrants from the arid backlands ( sertanejos ) who arrive to the city in the state of Ceará named Sobral, in the end of the XIX century, use moral markers such as honor, protection, fame, as a social resource for social recognition. This article intends to analyze all these moral markers connected to the family and the way public power handles relations based on them, besides analyzing the differences of social recognition based on family ties for the women and for men | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.rcs.ufc.br/edicoes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Luzia-homem | pt_BR |
dc.subject | Sertanejos | pt_BR |
dc.subject | Ficção sociológica | pt_BR |
dc.subject | Honra | pt_BR |
dc.subject | Proteção | pt_BR |
dc.subject | Fama | pt_BR |
dc.title | A “macho e fêmea” e a família: Luzia-homem e o sertão cearense | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho é resultado de um exercício de ficção sociológica que analisa a obra literária do romancista brasileiro Domingos Olímpio, intitulada Luzia-homem, como fonte para entender questões relativas à forma peculiar como sertanejos migrantes que chegam à cidade cearense de Sobral, no final do século XIX, utilizam marcadores morais como honra , proteção , fama , como recurso de reconhecimento social. O texto analisa todos esses marcadores morais pautados na referência familiar e a forma como o poder público trata das relações neles baseadas, além de analisar as diferenças sociais do reconhecimento de base familiar no caso do homem e da mulher | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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