Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins-Melo, Francisco Rogerlândio-
dc.contributor.authorLima, Mauricélia da Silveira-
dc.contributor.authorRamos Júnior, Alberto Novaes-
dc.contributor.authorHeukelbach, Jorg-
dc.contributor.authorCampo, Márcia Oliveira Coelho-
dc.date.accessioned2014-10-08T14:20:36Z-
dc.date.available2014-10-08T14:20:36Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.citationMARTINS-MELO, Francisco Rogerlândio et al. Modalidade de educação a distância na formação profissional em saúde da família : relato de experiência. Rev. Bras. Med. Fam. Comunidade. Rio de Janeiro, v. 9, n. 30, p. 89-95. jan./mar. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1809-5909 Impresso-
dc.identifier.issn2179-7994 On-line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9355-
dc.description.abstractThe present study reports the experience of a student/professional undertaking a Distance e-learning (DeL) specialization course in Family Health at the Federal University of Ceará, Brazil. The target group consisted of physicians, nurses and dentists of the primary health care teams in the Family Health Strategy of the municipalities of Ceará state. The Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) was used. This is an online teaching and learning system with various communication tools integrated in a web page, where the disciplines offered are accessed and interaction with a teacher/tutor occurs. The pedagogical assumptions of the course were based on contextually decentralized education and collaborative problematizing learning processes articulated through theory-practice and teaching-health service demands. The incorporation of DeL into the vocational training processes of primary health care professionals constitutes an example, as well as an encouragement, to other vocational and training initiatives for professional qualification throughout the Brazilian Unified Health System.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Medicina de Familia e Comunidadept_BR
dc.subjectPrograma Saúde da Famíliapt_BR
dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.titleModalidade de educação a distância na formação profissional em saúde da família : relato de experiênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo relata a experiência de um aluno/profissional na realização do curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, oferecido por meio da estratégia de educação a distância. O curso teve como público-alvo médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas inseridos na Estratégia Saúde da Família nos municípios do estado do Ceará. Foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, um sistema de ensino-aprendizagem on-line em que diversas ferramentas de comunicação estavam integradas em uma página da internet, na qual se acessavam as disciplinas ofertadas e se interagia com um professor/tutor. Os pressupostos pedagógicos do curso foram baseados na educação contextualizada descentralizada, na aprendizagem colaborativa, significativa e problematizadora, além da articulação entre teoria-prática e ensino-serviço. A incorporação da educação a distância aos processos de formação/capacitação de profissionais na atenção primária aqui realizada se constitui em exemplo e incentivo para outras iniciativas de formação/qualificação de profissionais com atuação em outras áreas do Sistema Único de Saúde no Brasil.pt_BR
dc.description.abstract-esEste estudio presenta la experiencia que un alumno/profesional tuvo del Curso de Especialización en Salud Familiar, ofrecido por la Universidad Federal do Ceará a través del sistema de Educación a Distancia (EaD). Acudieron a este curso médicos, enfermeros y dentistas incluidos en el Estrategia de Salud Familiar en los municipios del Estado de Ceará. Se utilizó el entorno virtual de aprendizaje Moodle, un sistema de enseñanza-aprendizaje on line en el que diversas herramientas de comunicación se integraron en una página web, desde donde se accedía a las asignaturas ofrecidas y se interactuaba con un profesor/tutor. Los presupuestos pedagógicos del curso se basaron en una educación contextualizada y descentralizada, en un aprendizaje colaborativo, significativo y problematizador, además de en la articulación entre teoría-práctica y enseñanza-servicio. La incorporación de la EaD a los procesos de formación/capacitación de los profesionales de atención primaria, se constituye en un ejemplo e incentivo para otras iniciativas de formación/calificación de los profesionales que trabajan en otras áreas del Sistema Único de Salud en Brasil.pt_BR
dc.title.enDistance education in vocational training in family health : experience reportpt_BR
Aparece nas coleções:PPGSP - Artigo publicado em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_frmmelo.pdf258,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.