Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9343
Tipo: Artigo de Evento
Título: Qualidade da água na Chapada do Araripe e sua vulnerabilidade
Autor(es): Mendonça, Luiz Alberto Ribeiro
Frischkorn, Horst
Santiago, Maria Marlúcia Freitas
Mendes Filho, Josué
Palavras-chave: Hidrogeologia;Hidroquímica;Águas superficiais;Permeabilidade dos solos
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: Joint World Congress on Groundwater
Citação: MENDONÇA, L. A. R. et al. Qualidade da água na Chapada do Araripe e sua vulnerabilidade. In: JOINT WORLD CONGRESS ON GROUNDWATER, 1., 2000, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABAS, 2000.
Resumo: No topo da Chapada do Araripe, parte da região do Cariri, no extremo sul do Estado do Ceará, apesar da chuva abundante, os cursos d’água superficiais são fracamente desenvolvidos devido a alta permeabilidade dos solos oriundos dos arenitos. É feita uma avaliação da vulnerabilidade à poluição do aqüífero utilizando o método de Foster, baseado no tipo de aqüífero, litologia e profundidade. Para avaliar a contaminação atual, foi feito um breve diagnóstico das condições sanitárias utilizando análises de amônia, nitrito, nitrato e bactérias do grupo coliformes nos “barreiros” (lagoas artificiais), “cacimbas” (poços escavados), poços tubulares e fontes originadas na escarpa da Chapada. Os resultados revelam que os barreiros estão em estado sanitário muito ruim e constituem a entrada principal de poluição para a água subterrânea.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9343
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_eve_hfrischkorn_qualidade.PDF105,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.