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dc.contributor.authorMonteiro, Flávia Paula Magalhães-
dc.contributor.authorAraujo, Thelma Leite-
dc.contributor.authorXimenes, Lorena Barbosa-
dc.contributor.authorVieira, Neiva Francenely Cunha-
dc.date.accessioned2014-09-30T13:47:32Z-
dc.date.available2014-09-30T13:47:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMONTEIRO, F. P. M. et al. Ações de promoção da saúde realizadas por enfermeiros na avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil. Ciencia Y Enfermería, Concepcion, v. 20, n. 1, p. 97-110, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn0717-2079 Online-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9199-
dc.description.abstractAimed to identify the actions of health promotion by nurses in the assessment of child growth and development and to analyze them as core competencies of health promotion recommended by the Public Health Agency of Canada. Carried out a integrative review of five databases, using a combination of the terms: growth and development, child health promotion and nursing. Proceeded to the analysis of articles 10 in its entirety. The authors pointed out that nursing actions are well diversified and relate to measures of research, assessment and /or interventions, however they only emphasize on the nutritional aspects in this process, rather than the different dimensions that include child development. Among the seven competencies identified, evaluation and analysis were predominant. Moreover, the competence diversity and inclusion were identified in only two studies. Finally, the nurses see that their skills/competencies are being applied in health promotion, incorporating them without using a theoretical framework that guides their actions in child growth and development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCiencia Y Enfermeríapt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.titleAções de promoção da saúde realizadas por enfermeiros na avaliação do crescimento e desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivou-se identificar as ações de promoção da saúde pelo enfermeiro na avaliação do crescimento e do desenvolvimento infantil e analisá-las quanto às competências essenciais da promoção da saúde preconizadas pela Public Health Agency of Canada. Realizou-se uma Revisão integrativa em cinco bases de dados, utilizando uma combinação dos termos: crescimento e desenvolvimento, criança, promoção da saúde e enfermagem. Procedeuse a análise de 10 artigos na íntegra. Os estudos apontam que as ações de enfermagem são bem diversificadas e relacionam-se às medidas de investigação, avaliação e/ou intervenções, porém enfatizam apenas os aspectos nutricionais nesse processo, em detrimento às diferentes dimensões que contemplam o desenvolvimento infantil. Entre as sete competências identificadas, houve predomínio da avaliação e análise. Ademais, a competência diversidade e inclusão social foram identificadas em apenas dois estudos. Por fim, os enfermeiros vêem aplicando suas habilidades/competências na promoção da saúde, no entanto integram-nas sem utilizar um referencial teórico que norteie suas ações de crescimento e desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo de este trabajo fue identificar las acciones para promoción de la salud por enfermeras en la evaluación del crecimiento y desarrollo del niño y analizar las competencias básicas de promoción de la salud recomendadas por la Agencia de Salud Pública de Canadá. Se llevó a cabo una revisión integradora en cinco bases de datos, utilizando una combinación de términos: crecimiento y desarrollo, niño, promoción de la salud y enfermería. Se procedió al análisis de los 10 artículos. Los autores señalaron que las Acciones de enfermería se encuentran diversificadas, y se refieren a las medidas de investigación, evaluación y/o intervenciones, sin embargo insisten en los aspectos nutricionales de este proceso, en lugar de las diferentes dimensiones que incluyen el desarrollo del niño. Entre las siete competencias identificadas, hubo predominio de la evaluación y análisis. Además, las competencias diversidad e inclusión social se identificaron en sólo dos estudios. Por último, las enfermeras ven aplicados sus conocimientos/competencias en promoción de la salud, sin utilizar un referencial teórico que oriente sus acciones en el crecimiento y desarrollo infantil.pt_BR
dc.title.enNursing health promotion actions in the assessment of child growth and developmentpt_BR
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